Google mostra 51 cidades em polêmico serviço de imagens. Além de BH, as cidades de Congonhas, Tiradentes, Diamantina, São João del-Rey e Ouro Preto

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h08, última modificação 26/03/2018 16h08

Depois de mais de um ano de captura de imagens, 51 cidades brasileiras começam a aparecer agora no Google Street View, um serviço que exibe imagens detalhadas e em 360º das ruas.

O sistema vai mostrar as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e também de cidades históricas de Minas Gerais (Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João del Rei e Ouro Preto). O sistema entra no ar ainda nesta quinta-feira (30), sem hora definida, para 1% dos usuários e até a próxima segunda-feira (4) para todo mundo.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com esse serviço no Google Maps, o serviço de mapas da empresa. O Street View provoca muito barulho por causa da privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores em situações constrangedoras.

Para fazer as imagens, o Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera. De acordo com a empresa, esse tipo de veículo vai ser usado agora no Brasil, para fotografar outros locais do país. "Por ser um veiculo leve, sem motor, ele pode trafegar por parques, praças, orla do mar e estádios de futebol, tornando o serviço ainda mais completo".

Promoção

Para divulgar o lançamento do serviço, o Google criou o concurso Encontre o Pegman, que é o boneco que serve de símbolo para o Street View. O personagem ficará escondido por um dia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, dando pistas de seu paradeiro pelo perfil da empresa no Twitter (@googlebrasil) e no blog oficial da companhia.

Quem encontrá-lo deve mandar o link do Google Maps para um endereço que estará no site www.exploreostreetview.com.br. A empresa vai distribuir 20 smartphones com sistema operacional Android.

 

Fonte: Hoje em Dia.