Gerdau promove projeto de educação alimentar em escola de Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h49, última modificação 26/03/2018 19h49

Fonte: Jornal FatoReal

A Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, acaba de concluir mais uma edição do projeto Educação Alimentar – Soldadinhos da Alimentação. Desta vez, a ação foi realizada na Escola Municipal Dona Maria de Oliveira Castanheira, em Congonhas. A iniciativa promoveu a inclusão de um cardápio saudável e nutritivo no dia a dia dos alunos e funcionários da instituição.

No total, foram realizados 26 encontros entre abril e junho, com ações voltadas tanto para os estudantes quanto para os profissionais que preparam a merenda nas escolas. Para as crianças dos ensinos Infantil e Fundamental foram realizadas atividades lúdicas e didáticas, que estimularam os conhecimentos sobre os benefícios nutritivos de cada alimento. Os participantes experimentaram novas cores, sabores e texturas, como conta a diretora da escola, Neide da Cunha Pereira. Para ela, essa parceria com a Gerdau tem sido muito proveitosa. “As crianças passaram, inicialmente, por uma sensibilização. Depois já começaram a aprender sobre os alimentos e até experimentaram novos sabores, como o suco de beterraba com limão”, afirma.

Já as cozinheiras receberam uma capacitação focada na qualidade, técnicas de higienização e reaproveitamento total dos alimentos, além de instruções sobre variedade e enriquecimento do cardápio. A cantineira Clélia Maria Batista de Souza diz que colocou em prática tudo que aprendeu no curso. “As crianças estão aprovando as novidades e até pedem para repetir”, conta. Nesta edição, cinco funcionárias que preparam a merenda e quase 80 alunos participaram dos encontros.

No segundo semestre, o Soldadinhos da Alimentação será realizado na Creche Municipal Geraldo José Vieira e na Creche Porta dos Sonhos, ambas de Ouro Branco. O projeto começou em 2012 e já beneficiou cerca de 400 pessoas de quatro escolas de Ouro Branco, Mota (distrito de Ouro Preto) e Congonhas.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e da conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.