FNDE monitora execução de programas da educação básica em Minas Gerais

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h54, última modificação 26/03/2018 19h54

Fonte: Jornal Grifon

Escolas e prefeituras de cidades do interior de Minas Gerais receberão entre os dias 4 a 8 de agosto, a visita de técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A finalidade é conferir de perto a execução dos programas de assistência financeira às escolas públicas da educação básica, de apoio ao transporte do escolar e de renovação de frotas escolares.

Além disso, as técnicas irão esclarecer dúvidas dos gestores locais, orientá-los sobre as normas dos programas e prevenir falhas no uso dos recursos. De acordo com uma das técnicas que fará as visitas, Abdeildes dos Santos,  acompanhar de perto o trabalho dos gestores é sempre a melhor maneira de aprimorar o desempenho dos programas.

“Nós vamos a esses locais para ajudar as escolas a usar corretamente os recursos e conhecer a realidade de cada uma. Isso nos ajuda até na hora de dar sugestões para agentes de outras regiões”, afirma.

Visita

O monitoramento do programa de assistência financeira será feito em escolas públicas de educação básica e estabelecimentos privados de educação especial dos municípios de João Pinheiro e Paracatu, ambos no estado de Minas Gerais, com a finalidade de ajustar os procedimentos adotados pelos agentes escolares na execução do programa.

Na semana, também haverá visitas às prefeituras dos dois municípios e da cidade de Brasilândia de Minas para verificação da estrutura vinculada ao transporte escolar terrestre e aquaviário, e acompanhamento das rotas trafegadas pelos ônibus e lanchas escolares, com o objetivo de prevenir quaisquer falhas que prejudiquem o alcance dos objetivos dos programas.