FNDE apresenta modelo de compras públicas em seminário

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h34, última modificação 26/03/2018 19h34

Fonte: Jornal Grifon

 

A experiência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na área de compras governamentais será um dos temas abordados durante o 1º Ciclo Brasileiro de Conferências em Compras Públicas e Desenho de Concessões, nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF). Promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o evento visa debater o cenário atual e as perspectivas de gestão e controle das compras públicas no Brasil e no mundo, ao reunir pesquisadores, autoridades políticas e profissionais da área.

 

O presidente do FNDE, Romeu Caputo, apresentará a sistemática de compras da autarquia numa mesa-redonda que vai debater a experiência das aquisições brasileiras na área educacional. Conhecido como Registro de Preços Nacional (RPN), o modelo do FNDE define, por meio de pregão eletrônico, os preços de diversos produtos ligados à educação, como ônibus escolar, mobiliário, material escolar, uniforme, entre outros.

 

Funciona como um leilão reverso e o vencedor do pregão eletrônico é aquele que oferece o menor preço. Com os preços registrados, basta os entes federativos aderirem às atas do FNDE para efetuarem as compras diretamente com os fornecedores.

 

Esse modelo traz uma série de vantagens para as aquisições de estados e municípios na área de educação, como rapidez na contratação, padronização e controle de qualidade dos produtos, além de economia aos cofres públicos.