Fim de ano faz crescer demanda por sangue.

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h19, última modificação 26/03/2018 16h19

“Pela vida dou meu sangue” é o tema do III Mutirão Nacional de Doação de Sangue que os Escoteiros do Brasil realizam, de sexta-feira (29) a domingo (31), na capital e em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A ideia é conscientizar a população sobre a importância do ato e também da captação de medula óssea.

A campanha terá início na sexta, das 11 às 15 horas, no campus da UFMG, na Pampulha. No local, alunos e funcionários da instituição serão esclarecidos sobre a doação de medula óssea e de sangue. Das 17 às 20 horas, será a vez da comunidade escolar da PUC-Minas, no Coração Eucarístico, Região Noroeste da capital, participar do mutirão.

No sábado (30), a orientação será direcionada para quem passar pela Praça Tiradentes, no Centro de Betim, das 8 horas ao meio-dia. As ações serão encerradas na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital.

Como não haverá coleta de sangue durante a campanha, os doadores de BH poderão agendar o procedimento pelo telefone 0 8000 310101. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com boa saúde, pesando mais de 50 quilos e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Os candidatos também não podem ter tido hepatite após os 10 anos ou Doença de Chagas.

Segundo a Fundação Hemominas, o Hemocentro de BH registrou queda de 20% no número de candidatos a doadores de sangue em virtude de dois feriados prolongados em curto espaço de tempo. A preocupação aumenta no final do ano, quando muitas pessoas viajam e há mais registros de acidentes.

 

Fonte: Hoje em Dia.