Festival de Tiradentes será ainda maior em 2011

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h53, última modificação 26/03/2018 15h53

TIRADENTES - O público do primeiro final de semana da 13ª edição do Festival de Gastronomia de Tiradentes, o maior do Estado, superou as expectativas dos organizadores, que já planejam aumentar a programação cultural a partir do próximo ano.

De acordo com um dos sócios da festa, Rodrigo Ferraz, eram esperadas para os dois finais de semana cerca de 35 mil pessoas. Mas com o movimento dos últimos sábado e domingo, ele já vislumbra mais 5 mil pessoas em média. “Vamos ter ao todo entre 38 e 40 mil pessoas. Neste ano trabalhamos no nosso limite e devemos usar mais um espaço na próxima edição”, anuncia.

Ferraz afirma que um crescimento lento mas constante do público nos últimos três anos é fruto de uma organização mais exigente e do foco em eventos ligados à gastronomia. Apesar de não haver definição, uma área mais próxima à estação do trem a vapor, que liga a cidade à vizinha São João del-Rei deve ser usada em 2011. O novo espaço deverá ser equipado com bar, estandes e palco para pequenos shows.

Atualmente, a maior parte da programação de cursos, aulas e palestras, além dos shows e dos estandes dos patrocinadores, ficam nos largos das Forras e da Rodoviária, ambos no centro histórico de Tiradentes. Ao longo do dia, o público circula entre os dois pontos, aproveitando para comer e fazer compras nas centenas de lojinhas que ocupam espaços antes usados como moradia da população local.

 

Ainda segundo ele, o festival, que tradicionalmente acontece em agosto, poderá ser adiado para o início de setembro. “Facilita a contratação, porque na Europa, agosto ainda é alta temporada”. A edição deste ano homenageia as mulheres. Todas as chefs, as cantoras da programação cultural e grande parte dos palestrantes e das equipes de produção são do sexo feminino. Para o próximo ano, o tema já está definido, mas guardado a sete chaves.

No próximo final de semana, três das quatro chefs que colocam a mão na massa nos festins – jantares mais chiques e caros do evento, com preços que variam entre R$ 280 e R$ 330 por pessoa – são laureadas com estrelas Michelin. A estrela Michelin é dada pelo guia de mesmo nome, um dos mais exigentes do mundo.

Na sexta-feira, Reine Sammut, do Auberge de La Fenière, em Provence, cozinha na Vila Paolucci, enquanto Adeline Grattard, do Yam Tcha, de Paris, ocupa a Pequena Tiradentes. No sábado, fechando a programação, a espanhola Pepa Romans, chef do restaurante Casa Pepa, estará na Pequena Tiradentes.

Durante a semana, o Largo da Rodoviária receberá um pequeno cinema ao ar livre. Na segunda-feira (23), a partir das 19 horas, será exibida a animação Ratatouille; às 12 horas, Sabor da Paixão. na terça, os filmes A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Festa de Babete. As sessões são gratuitas.

 

Fonte: Hoje em Dia.