Festival da Quitanda terá réplica da Santa Ceia

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h41, última modificação 26/03/2018 19h41

Fonte: Secom

 

Gastronomia mineira, música sertaneja e um ambiente que lembra a vida no campo. De 16 a 18 de maio, o conjunto arquitetônico da Romaria em Congonhas se transforma em um típico ambiente familiar mineiro com o Festival da Quitanda.

 

O cenário do Festival da Quitanda sempre é temático, remetendo às fazendas do interior e tradições rurais. Este ano, em homenagem ao bicentenário da morte do mestre do barroco Aleijadinho, haverá uma réplica da capela da Santa ceia com os 12 discípulos de Jesus Cristo. Na mesa, no lugar dos alimentos descritos na bíblia como o pão e o vinho, estarão quitandas do Festival com decoração personalizada: bules, canecas, toalhas de crochê, dentre outros.

A noite de Caldos e Violas acontece na sexta 16 e sábado 17, com caldos diversos e as mais variadas cachaças da região regada a muita música sertaneja. Na sexta, Kadu e Leo e Antônio Carlos e Renato. No sábado, Yassir Chediak e a musa dos caminhoneiros Roberta Miranda. Todos os shows são gratuitos.

 

No domingo, a partir das 9h, 25 stands com quitandeiras locais e vinte de várias cidades da região como Sabará, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Itabirito, Lagoa Dourada, entre outros, tomam conta da Romaria, com as mais deliciosas receitas. Os expositores disputam ao fim da tarde o concurso de quitandas nas categorias: Prata da Casa, Regional, Comércio Especializado (padarias, confeitarias e supermercados participantes) e Melhor Stand (ornamentação de barraca. Todas as quitandas concorrentes são incluídas no Caderno de Receitas, que é confeccionado a cada edição. Durante todo o dia, diversos shows de música raiz resgatam o ambiente da vida rural de Minas.

 

O ofício das quitandeiras de Congonhas busca ser reconhecido como patrimônio imaterial. O município entrou com pedido junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan) e aguarda análise.