Festa Literária toma conta da cidade

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h23, última modificação 26/03/2018 20h23

Fonte: Secom

 

De 6 a 11 de outubro Congonhas respira literatura. A Festa Literária de Congonhas (Flic) traz escritores, lançamentos de livros e várias rodas de leitura. 

 

A abertura aconteceu nesta segunda no salão nobre da Câmara, com apresentação de alunos e professores do projeto Arte na Escola que tocaram músicas clássicas. O salão teve bom público entre representantes do governo municipal e vereadores.

 

A convidada da noite foi a escritora mineira, Stella Maris Rezende. A mineira, de Dores do Indaiá, fez uma apresentação de alguns dos trabalhos produzidos na vasta carreira literária. Stella é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, escritora e atriz. Tem dezenas de livros publicados, entre romances, novelas, crônicas, contos e poemas, para o público adulto e o infantojuvenil. Recebeu prêmios importantes, dentre eles: Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), Bienal Nestlé/1988, Jabuti 2012 Melhor Livro Juvenil em Primeiro e Segundo Lugar, Jabuti 2012 O Livro de Ficção do Ano, Melhor Livro Infantojuvenil de 2013 da APCA/Associação

Paulista de Críticos de Arte.

 

A programação traz hoje consagradas escritoras da literatura infanto-juvenil na Casa do Professor. Às 19h um bate-papo com as escritoras Eleonor Hertzog, Janaina Rico e Valentine Cirano que irão também autografar suas obras. 

 

Eleonor Hertzog, gaúcha, é conhecida por escrever trabalhos bem detalhados de suas obras de aventuras. O primeiro trabalho é Cisne, com mais de 800 páginas, e o segundo é Linhagem, com mais de 700 páginas. 

 

Janaina Rico é famosa nas redes sociais com literatura voltada para comportamento. Apimentando, Cartas Para Um Pai e Ser Clara são trabalhos que abordam questões como autoestima, sexo, gravidez - características do universo feminino. 

Valentine Cirano é um dos sucessos da literatura jovem. O recente livro lançado, Império de Cronos, sucesso de vendas na Bienal do Livro de São Paulo traz aventuras empolgantes dos deuses do Olimpo. 

 

A Flic busca promover a literatura com a contribuição de autores contemporâneos e rodas de leitura. É uma iniciativa da Prefeitura de Congonhas, idealizada pela Secretaria de Educação e a Biblioteca Pública Djalma Andrade.