Estradas mineiras terão vigas para conter deslizamentos

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h18, última modificação 26/03/2018 16h18

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) promete agilizar sua atuação nas estradas mineiras para evitar deslizamentos no período chuvoso. Um plano de ações preventivas foi divulgado nesta quarta-feira (27), durante reunião com representantes das 40 coordenadorias regionais do órgão. Elas estão localizadas em pontos estratégicos da malha viária de Minas e serão as responsáveis pela implementação das ações.

O plano emergencial deste ano inclui a estocagem de vigas para conter deslizamentos e de caixas e bueiros metálicos em Belo Horizonte, Montes Claros, no Norte do estado, Varginha, na Região Sul e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As coordenadorias estão sendo abastecidas com combustível e kits de segurança para sinalização, como cones, placas e materiais para atendimento emergencial.

As equipes do DER, que são responsáveis por 25 mil quilômetros de rodovias, 18 mil deles pavimentados, terão até três horas para sinalizar os locais danificados. Em 24 horas, técnicos vão começar a agir para sanar os problemas. Caso a pista fique impedida por causa de deslizamentos, por exemplo, serão traçadas rotas alternativas e os motoristas serão orientados sobre os desvios.

De acordo com o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Monteze, ainda não é possível precisar qual será o investimento no plano de ações de 2011. Até agosto deste ano, foram investidos em manutenção e conservação de rotina R$ 110 milhões e a previsão é que esse valor chegue a R$ 160 milhões, até dezembro. Em 2009, foram gastos R$ 20 milhões a mais. A direção do órgão atribui a redução dos investimentos ao sucesso de programas como o de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), que já pavimentou 3.480 quilômetros de rodovias, e o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), que recuperou 5.476 quilômetros de estradas.

Segundo Monteze, a melhoria das condições das rodovias não resolve, por si só, o número de acidentes nas estradas. A imprudência dos motoristas é a principal causa de tragédias no trânsito. “É imprescindível que os motoristas redobrem a atenção aos limites de velocidade e à sinalização das vias”, alerta o diretor-geral do DER.

O órgão também tem um plano para ajudar as cidades em situação de emergência. O DER vai transportar colchões e mantimentos para famílias desabrigadas. Segundo as previsões meteorológicas, nos meses de novembro e dezembro as chuvas serão mais intensas nas regiões do Triângulo, Sul e Zona da Mata. Nos meses de janeiro e fevereiro, as áreas mais afetadas estão nas regiões Norte e Jequitinhonha.

Os usuários podem registrar as ocorrências por meio da Central de Atendimento ao Usuário do DER, no número 155, ramal 6. O serviço, que abrange todo o Estado, funcionará 24 horas e as ligações devem ser feitas de telefones fixos.

Atendimentos no ano passado

No último período chuvoso foram registradas ocorrências em 29 pontos da malha rodoviária estadual. Somente para serviços de reparos aos danos foram investidos R$ 11 milhões. No mesmo período, a Central de Atendimento recebeu 144.845 ligações, sendo 1.385 referentes a problemas nas rodovias.

Fonte:Hoje em Dia.