Especialista dá suporte ao programa de fomento à piscicultura

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h25, última modificação 26/03/2018 21h25

Fonte: Secom

 

A Prefeitura, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, elabora o programa de Produção de Água e Criadouros de Peixe. A convite do secretário Christian Elizandro Souza Costa e do diretor Wedson José Guerra, o veterinário especialista em piscicultura da unidade regional da EMATER de Sete Lagoas, Eduardo Rasguido, presta consultoria à equipe de governo e aos produtores rurais interessados em ingressarem neste ramo produtivo. Em breve, o veterinário ministrará uma palestra em Congonhas.

 

O trabalho é realizado em duas frentes. O programa de preservação da água e cadastramento das nascentes está sendo elaborado pela Prefeitura. O governo federal através da Agência Nacional De Águas remunera agricultores que preservam mananciais em suas propriedades. O município prepara seu cadastro no programa do governo federal Produtor de Água e já está apto a identificar, catalogar e conservar as nascentes.

 

Já o Programa de Fomento a Piscicultura é desenvolvido entre a Prefeitura, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e o Ministério da Pesca. Inicialmente está sendo feito o levantamento dos produtores interessados e suas propriedades.

 

O veterinário natural da Bolívia visitou o Parque Ecológico da Cachoeira na quinta-feira, 23. Os tanques existentes lá serão recuperados para engorda de alevinos. Ele sugere ainda que a Prefeitura crie uma estrutura próxima a esses tanques, com um depósito para ração e equipamentos de captura, além de um laboratório para pesquisa.

 

Em seguida, o veterinário da EMATER foi até o pesque-pague do Sr. Antônio Pereira de Souza, de 69 anos, no Pequeri, para ter uma noção dos potenciais hídrico e de produção de peixe do município. O extensionista agropecuário da EMATER de Congonhas, Paulo Humberto Rosa, que intermediou o convite ao especialista, também participou da visita aos dois locais.