Escolas tem até 12 de março para participar do censo 2011

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h28, última modificação 26/03/2018 17h28

Fonte: Estado de Minas

 

Brasília - As escolas de educação básica de todo o país devem participar da segunda etapa do Censo Escolar 2011. O prazo começou nessa quarta-feira e vai até 12 de março. O objetivo é coletar informações sobre o rendimento do aluno no final do ano letivo.



Para participar, as escolas precisam acessar o sistema Educacenso, clicar na opção Situação do Aluno e preencher os dados solicitados. A senha para informar a situação é a mesma utilizada na matrícula inicial.



A partir de 19 de março, os dados preliminares sobre a situação de cada estudante estarão disponíveis para conferência dos gestores municipais e estaduais de educação. O prazo para retificação dos dados vai até 2 de abril. A previsão é que os dados finais sejam divulgados na segunda quinzena de abril.



As escolas que não preencherem os dados podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).



Para os alunos e instituições de ensino superior, o prazo para responder ao Censo da  Educação Superior (ano referência 2011) é 16 de abril. O Ministério da Educação (MEC) espera a participação de mais de 2,3 mil instituições e de cerca de 6 mil alunos de cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológicos e formação específica.
 

 

O Censo reúne informações sobre as instituições de ensino superior: cursos, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, alunos que ingressam e os que se formam, além de informações sobre o corpo docente. Os dados contribuem no cálculo de indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC).
 

 

Toda instituição de educação, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos deve participar. Serão consideradas as instituições que mantiveram em funcionamento pelo menos um curso de graduação ou sequencial no ano passado.

 

A coleta de dados será feita até abril e o prazo para conferência e validação das informações será entre os dias 7 de maio e 8 de junho.