Escola de Música da UFMG abre inscrições para cursos de extensão

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h40, última modificação 26/03/2018 17h40

Fonte: Estado de Minas

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os temas oferecidos são: Música e Inclusão na Educação Infantil, Apreciação e Musicalização na Maturidade, Oficina Jogos e Brincadeiras Musicais e Percepção Musical e Apreciação. Os interessados podem efetuar o cadastro pelo site da Fundep ou pessoalmente no Campus Pampulha, na avenida Antônio Carlos, 6627, Loja 7 da Praça de Serviços.

O curso Música e Inclusão na Educação Infantil é voltado sobretudo para professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas de educação infantil e estudantes de cursos de licenciatura, mas também é aberto a outros interessados no tema. Durante as aulas, a música será abordada como conteúdo e como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, motoras, de linguagem e sociais em escolas de educação infantil inclusivas. O cadastro pode ser feito até o dia 9 de março, sendo necessário o pagamento da taxa de R$200 à vista, ou R$80, em três parcelas.

O Apreciação e Musicalização na Maturidade é ofertado para pessoas a partir de 45 anos que desejam conhecer os princípios básicos para a apreciação musical. Dividido em dois módulos semestrais, o curso terá atividades que propiciam o desenvolvimento da percepção, por meio da audição de obras musicais, da prática da música vocal em conjunto, de treinamento auditivo, leitura, notação e teoria elementar da música. As inscrições acontecem até o dia 6 de março. O investimento é de R$423,30 à vista ou cinco parcelas de R$84,66.

Oficina Jogos e Brincadeiras musicais pretende refletir sobre o uso de atividades lúdicas como recurso pedagógico e terapêutico. Ele se divide em dois módulos. O Módulo 1 - Animais e Corpo Humano está com inscrição aberta até o dia 5 de março e o Módulo 2 - Matemática e Língua Portuguesa, até o dia 10 de maio. A taxa de inscrição é de R$50.

No Percepção Musical e Apreciação o candidato poderá se inscrever, até 6 de março, no módulo I, III ou V. Para o módulo I o candidato fará apenas um teste de aptidão musical. Para os módulos III e V será necessário se submeter a testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical, de acordo com os conteúdos programáticos disponíveis também no Cenex da Escola de Música (para cópias). A idade mínima para participar é de 15 anos e a carga horária totaliza 45 horas por módulo semestral. O valor a ser pago é de R$ 520,00 à vista ou matrícula de R$127,50 mais quatro parcelas de R$104,00