Encontro reúne organizações sociais para falar sobre reúso de águas

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h53, última modificação 26/03/2018 19h53

Fonte: Jornal Grifon

Será realizado nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), em Campina Grande (PB), o encontro Manejo da Água Servida para a Produção de Alimentos Saudáveis. A ideia é promover o intercâmbio de experiências entre famílias agricultoras e técnicos sobre manejo da água servida para a produção de alimentos saudáveis.

A expectativa é reunir durante esses dois dias cerca de 40 pessoas, dentre estes, agricultores que trabalham com a dinâmica da agricultura familiar de base agroecológica, em especial, na experimentação de sistemas simplificados de reuso de água em suas propriedades agrícolas.

O seminário também contará com a apresentação de experiências referências desenvolvidas por agricultores experimentadores dos municípios paraibanos de Juazeirinho, Cubati, Olivedos e também do Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é construir uma apropriação coletiva sobre a importância da água servida e planejar a continuidade da formação e aperfeiçoamento de sistemas simplificados de manejo da água servida existentes nas comunidades.

O evento é organizado pela Ong Patac e o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú paraibanos, além entidades que compõem a Articulação Semiárido Brasileiro (Asa Brasil). Conta ainda com a participação de parceiros como o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e as demais entidades e organizações que compõem a ASA Paraíba.

Projetos e experiências de reuso de águas

O Insa desenvolve projetos que avaliam o potencial e a viabilidade do uso de águas residuárias para recuperação de áreas degradadas e na exploração de espécies florestais com potencial madeireiro; analisam a produção de forragem e madeira em um sistema agroflorestal fertirrigado com água residuária em solos degradados.

No Assentamento Vitória, zona rural de Campina Grande (PB), encontra-se em processo de implantação Unidade Demonstrativa de reuso de águas visando à produção de forragem pela comunidade, bem como desenvolver estudos de viabilidade das tecnologias de captação de água de chuva e de reuso de águas, com o intuito de dotar comunidades rurais de sistemas simplificados de abastecimento de água e de reuso.

Em maio deste ano foi realizada reunião com representantes de Organizações sociais integrantes da Rede Água Paraíba, ocasião na qual foi discutida reaproveitamento de águas servidas no contexto da agricultura familiar.