Encontro promoveu socialização entre alunos da rede municipal em Congonhas

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h16, última modificação 27/03/2018 06h16

Fonte: Fato Real

Mais de 140 alunos do 6º ao 9º ano participaram, nesta terça-feira, 6, da 3ª Manhã Teen, que é o Encontro Municipal de Adolescentes (Mini-Ema) da Escola Municipal José Monteiro de Castro, do bairro Boa Vista. Já o EMA engloba todas as escolas de rede municipal. Esta é uma das ações do Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC), definido de acordo com o cronograma de cada uma das instituições de ensino de Congonhas. O PESC é desenvolvido graças à integração das secretarias de Educação (SME), de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Saúde (SMS) e Esporte e Lazer (SEL).

O Mini-Ema na escola tem como o objetivo promover a socialização e a integração entre o corpo docente, corpo discente e comunidade escolar. O PESC também promove o desenvolvimento pessoal e social dos jovens por meio dessas ações de caráter educativo e participativo. Estou há 8 anos como professora referência na escola, explicou a professora referência do programa na escola, Hilma Helena da Silva Lino.

Várias oficinas foram ministradas no evento entre elas as de Espaço da Beleza (cabelo), Designer e Estilo (maquiagem), Unhas Fashion (decoração de unha), Doce Sabor (culinária), Alimentação um Caminho para Saúde (nutrição), Atletismo (salto), Ritmo e Dança (zumba e Samba), o som da periferia (manuseio de instrumentos musicais).

A aluna do 9º ano Ester Rocha Clemente fez a oficina de maquiagem. Consegui aprender algumas técnicas básicas de maquiagem de como preparar a pele e como usar um olho mais marcado. O evento deveria acontecer mais de uma vez ao ano, para sairmos da monotonia da sala de aula e interagirmos com outros alunos, reforçou.

Já o aluno Henrique Guedes Nascimento, também do 9º ano, participou da oficina de atletismo e ficou em 1º lugar na prova. Escolhi esta porque sou adepto da prática esportes, jogo futebol e participo da corrida. Estava bastante empenhado em participar e conseguir um bom resultado, comentou.

No encerramento do evento, aconteceu o show de talentos, em que vários alunos fizeram apresentações musicais, de dança e encenaram um diálogo abordando o tema preconceito. DJ Burton fez uma participação especial e animou os alunos e professores.