Empresa vencedora do leilão da BR-040 visita Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h36, última modificação 26/03/2018 19h36

Fonte: Secom

Representantes da Invepar, empresa vencedora do leilão da BR-040, ocorrido no fim de 2013, que abrange todo a extensão que vai do Distrito Federal e Minas Gerais, se reuniram na quinta-feira, 3, com equipe do Governo Municipal para mostrar detalhes da obra. Estiveram no encontro com o prefeito de Congonhas, Zelinho, Tulio Abi-Saber (presidente), Frederico Souza (relações institucionais) e Daniel Lira (advogado).

A empresa assume dia 20 de abril e dará sequência ao trabalho de recuperação e manutenção da BR. Serão feitas canaletas, novas camadas de asfalto, além da limpeza e substituição das sinalizações verticais e horizontais (olhos de gato, placas refletivas). O presidente da empresa, Tulio Abi-Saber, detalhou que região tem características específicas que precisam ser observadas para as obras.  “Este trecho tem um tráfego grande de caminhões de minério, que causa um impacto muito grande. A obra de recuperação será profunda. Alguns pontos não tem estrutura para suportar o peso dos caminhões. Vamos trabalhar em parceria com as mineradoras, para minimizar o trânsito e coordená-lo para que o impacto seja o menor possível”.

O prefeito de Congonhas, Zelinho destaca o diálogo da empresa com as cidades da região e comemora a conquista da duplicação. “A gente sabe que com a duplicação teremos uma BR mais tranquila. Minas Gerais sofreu muito nos últimos anos por falta de investimentos nas rodovias. Era um anseio enorme, uma luta constante para que esta estrada fosse duplicada e que agora se torna realidade”.

A partir de outubro haverá serviços de inspeção da BR pelos funcionários da concessionária, com limpeza, recolhimento de animais na pista, rondas para orientar motoristas que estão com problemas mecânicos e serviços de guincho (caminhões também). A cada 45 km será instalado um posto do Serviço de Atendimento ao Usuário com banheiros e área de descanso. Os pedágios serão colocados apenas no ano que vem quando a estrada estiver toda recuperada. Na região serão instalados dois pedágios. Um em Itabirito, na região de Moeda e outro logo após Conselheiro Lafaiete. “Queremos colocar o quanto antes a BR em boas condições de uso diurno e noturno”, completa o presidente da empresa.

A Invepar possui oito concessões de rodovias no Brasil e uma no Peru e é responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. A empresa administrará a BR-040, na extensão que compreende Brasília e parte da Zona da Mata em Minas Gerais.  O trecho que vai de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro continua a ser administrado pela empresa Concer.

A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro e recebe uma média de 7.165 veículos por dia segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Passarela do Pires

A prefeitura assumiu no ano passado junto às empresas mineradoras da região a construção da passarela, orçada inicialmente em R$ 1,6 milhão. Na reunião com a Invepar nesta quinta-feira, o Governo Municipal apresentou o projeto da passarela e estuda a compensação de outros investimentos da concessionária na BR na região de Congonhas.

Acesso Norte

A prefeitura fez um pedido à empresa para que dê prioridade à construção do trevo da entrada Norte da Cidade dos Profetas. Os diretores da Invepar irão estudar o projeto e dar um retorno ao prefeito de Congonhas. Caso não seja possível, a prefeitura irá assumir e construir o trevo.