Eleitor do Futuro e Câmara Mirim estimulam participação política entre estudantes em Minas Gerais

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h29, última modificação 26/03/2018 19h29

Fonte: Jornal Grifon

Com o objetivo de estimular a participação e o senso político em crianças e adolescentes do ensino médio e fundamental, a Justiça Eleitoral mineira agendou para os próximos dias uma série de ações dos projetos Eleitor do Futuro e Câmara Mirim. Na quarta-feira (26), a partir das 8h, a Escola Municipal Cônego Sequeira, no bairro Independência/ Região do Barreiro, recebe palestra do juiz Francisco Ricardo Sales Costa, dentro do projeto Câmara Mirim.

Já no dia 10 de março, em Couto Magalhães de Minas, a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves recebe a chefe de cartório da 101ª Zona Eleitoral, a partir das 10h, para palestra do Eleitor do Futuro. Juntos, os projetos chegaram a cerca de 40 mil jovens em 2013.

O projeto Eleitor do Futuro, relançado em 2013, tem como objetivo levar juízes, promotores eleitorais e servidores de cartórios para escolas em todo o Estado para falarem aos alunos do ensino médio, por cerca de 50 minutos, sobre democracia, cidadania, partidos políticos e eleições. A partir dessas conversas, espera-se contribuir para a formação de eleitores mais conscientes.

A atual edição do Eleitor do Futuro é de responsabilidade da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e com o Ministério Público Eleitoral, além de contar com a participação de representantes das zonas eleitorais. Para participar do projeto, as escolas interessadas podem se inscrever no site do TRE-MG, preenchendo um formulário. Ano passado, mais de 38 mil alunos participaram das palestras e, só nesse ano, já foram agendadas mais de 20 em todo o estado. Vale lembrar que, nos anos eleitorais, o projeto é realizado apenas no primeiro semestre. Na última semana, o juiz da 26ª ZE, Renato Luiz Faraco, falou para mais de 100 alunos da Escola Estadual José Bonifácio, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

O Câmara Mirim surgiu em 2008 e atualmente já está no sétimo ano.  O projeto é uma parceria entre a Escola Judiciária do TRE-MG, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Educação e tem o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes na democracia. Dez escolas da rede municipal de Belo Horizonte, que são selecionadas de acordo com critérios definidos pela Secretaria Municipal de Educação, participam do projeto. No início do ano, 41 estudantes de ensino fundamental são eleitos vereadores pelos próprios colegas. Neste ano, a eleição é no próximo dia 12 de março. Esse grupo é recebido mensalmente na Câmara Municipal, onde aprendem sobre processo legislativo, discutem os problemas de suas comunidades e formulam propostas para solucioná-los. Essas propostas são analisadas e votadas para, posteriormente, serem encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal, que poderá apresentá-las para tramitação legal no Legislativo municipal.

Além dos encontros dos vereadores mirins na Câmara Municipal, também são organizadas, pela Escola Judiciária do TRE-MG, palestras de juízes eleitorais e chefes de cartórios em todas as escolas participantes do projeto. As palestras têm o objetivo de orientar os alunos na escolha daqueles estudantes que os representarão na Câmara, já fazendo uma preparação para as eleições de verdade. Em 2013, cerca de quatro mil estudantes participaram do projeto, como vereadores mirins ou como participantes das palestras.