El Niño deixa outono ainda mais seco em Minas

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h19, última modificação 26/03/2018 15h19

O outono começa no sábado, exatamente às 14h32, e o tempo já dá sinais de mudança. De acordo com a meteorologia, a chegada de uma frente fria a Minas Gerais fez a temperatura despencar de 30 graus, na segunda-feira, para a máxima de 26 graus, registrada quarta-feira, em Belo Horizonte. A nova estação, segundo o coordenador do Centro de Climatologia MinasTempo, Ruibran dos Reis, será marcada pela baixa umidade relativa do ar, devido ao fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas costas do Peru e do Equador. A previsão é de que a umidade fique na casa dos 20%. “O tempo seco traz muitos problemas respiratórios, principalmente para as crianças, e causa também a inversão térmica, com baixa na qualidade do ar”, afirma Ruibran.

Para quem gosta muito de frio e fica ansioso pelo fim do verão, é bom lembrar que o quadro ainda não mudou totalmente. Mesmo com os ares mais amenos de quarta-feira, com direito até a um vento bem fresco, a temperatura deverá subir novamente nos próximos dias. “Não há previsão de chuvas para o fim de semana, embora o céu fique nublado”, diz o meteorologista. Por enquanto, explica, a umidade relativa do ar está dentro dos padrões, sendo registrados 65% na quarta-feira.

O certo mesmo é que, em alguns pontos de Belo Horizonte, teve quem saísse agasalhado. À tarde, enquanto admirava a paisagem na Praça do Papa, na Região Centro-Sul, o estudante Kessler Lopes, de 24 anos, morador do Centro, disse que, a partir de agora, levará sempre na mochila um casaco e um guarda-chuva. “A gente deve estar prevenido para qualquer alteração”, contou ao lado da amiga Patrícia Nunes, estudante e moradora do Bairro Gutierrez, na Região Oeste. “Ih! Esqueci de sair com o agasalho”, comentou a jovem com um sorriso.

O casal Inamar e Neide de Oliveira, morador de Rubim, no Vale do Jequitinhonha, sentiu a mudança brusca de temperatura. “Venho sempre a BH, estou aqui há 20 dias, mas hoje senti um pouco de frio. Estava muito calor”, disse Inamar, enquanto observava os netos Luís e Davi, gêmeos de 1 ano e 6 meses, brincando na praça. Os meninos nem se incomodavam com o ventinho que soprava. “Eles moravam em Angola e estão de mudança para a Líbia. O pai é engenheiro e vem trabalhando em obras nesses países”, contou Inamar.

Os turistas também ficaram surpresos. Conhecendo a capital e cidades históricas, a administradora de empresas Raquel Camilo Almendra, jogou, com charme, uma blusa verde sobre os ombros. “É minha primeira vez em BH e agora vou para Ouro Preto”, disse Raquel, na companhia dos pais Aloísio Pereira Almendra, administrador, e Liduína Camilo Almendra, professora, moradores de Fortaleza (CE). Outra visitante, a gaúcha Camila Santos, de 21, lamentou ter saído com um vestido de alça. "Não contava com esse vento frio", brincou a estudante de magistério abraçando o próprio corpo para se aquecer.

 

Fonte: Estaminas