Duplicação da BR-040 será discutida amanhã

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h33, última modificação 26/03/2018 16h33

A Câmara Municipal de Congonhas recebe amanhã, 4 de março, às 10h, a reunião pública realizada pelo DNIT. O tema do encontro é a apresentação do projeto de restauração e adequação com melhoramentos do trecho da BR-040 localizado entre a saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e o município de Ressaquinha. Também ocorrerá uma audiência na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, no mesmo dia, ás 14h. Cerca de 60 dias depois deverá ser lançado o edital de licitação para a execução dos serviços.

De acordo com o DNIT as obras estão avaliadas em cerca de R$ 360 milhões e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estão previstos dois segmentos: o primeiro, do entroncamento para Ouro Preto a Conselheiro Lafaiete (km 563,6 ao 633,4); o segundo, de Conselheiro Lafaiete a Ressaquinha (km 633,4 ao km 685,8).

Além de restauração do pavimento em todo o segmento, as obras de adequação com melhoramentos contemplam as seguintes travessias urbanas: Moeda, Ribeirão do Eixo, Congonhas, trevo para São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Pedra do Sino, Carandaí, Campestre e Ressaquinha. Entre as obras de melhoramentos estão previstas a construção de viadutos, rotatórias e passagem inferior.

Esse segmento da BR-040 é de grande importância, pois concentra o tráfego de passageiros e cargas entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, além de realizar o acesso às cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Tiradentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CMC