Dia Mundial Sem Carro será marcado por ações em prol da bicicleta

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h13, última modificação 27/03/2018 06h13

Fonte: O Tempo

Deixar o carro em casa por um dia e ir para o trabalho ou escola utilizando o transporte público ou o transporte por propulsão humana como a bicicleta, o skate ou o patins. Essa é a proposta do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22). O intuito é melhorar a qualidade de vida nas cidades e preservar o meio ambiente com transportes que não poluem.

A data é comemorada em todo mundo e em Belo Horizonte os ciclistas vão desenvolver uma série de ações para incentivar o uso da bicicleta na cidade. Culturalmente o Brasil valoriza muito os carros. Você faz 18 anos e já tem que tirar carteira. Os carros ocupam 80% das ruas e as pessoas estão cada vez mais estressadas no trânsito. Essa data serve para mostrar que existem outras formas de se locomover que são muito mais saudáveis e trazem tranqulidade, considera a publicitária Luiza Andrade, 27, que vai todo dia de bicicleta para o trabalho.

Durante a noite, os ciclistas vão fazer uma pedalada. O grupo vai se reunir, às 18h,  na praça dos ciclistas, ao lado do Colégio Arnaldo, na esquina com avenida Brasil, região Centro-Sul da capital. A expectativa é que os ciclistas saiam às 20h e ocupem as ruas da cidade. Os ciclistas vão sair da avenida Brasil, passar pela Contorno, praça da Estação, Getúlio Vargas e retorno a praça do Ciclista.

Antes da pedalada, a associação BH em Ciclo em parceria com o Bike Anjo, vai realizar uma série de atividades voltadas para o uso bicicleta. Das 15h às 18h haverá mecânica gratuita para quem estiver precisando fazer reparo na magrela, distribuição de material educativo, garrafinhas e adesivos para ciclistas.

Com o objetivo de mostrar como é possível usar o espaço para o estacionamento de veículos para uma área de descontração em pleno Centro de BH, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano instalaram neste Dia Mundial sem Carro uma Varanda Urbana, nome dado aos parklets na capital. O espaço, que é de livre utilização e busca criar áreas de descontração, convivência e descanso pela cidade, foi instalado em frente ao Palácio das Artes em uma área equivalente à duas vagas para carros de passeio.

Além disso, algumas escolas da capital também estão incentivando os alunos, professores e pais a utilizarem a bicicleta. O Colégio Loyola, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da capital,  realiza na noite desta segunda-feira (21) uma pedalada em prol de um trânsito mais humano e também para desafogar o trânsito no entorno da instituição.

Na escola Casa Viva, no mesmo bairro, a comunidade escolar também está sendo incentivada a usar a magrela como meio de transporte nesta terça. Alguns alunos já vão para a escola de bicicleta ou skate e eles escolheram como disciplina eletiva a de mobilidade urbana.

Quem usa a bicicleta todo dia aprova ela como meio de transporte. Você se exercita, tem contato com a cidade e a natureza. Fora que traz felicidade e chego mais rápido ao meu destino, destaca o analista de TI Emiliano Guillaume, 29.

O ciclista Joca Corsino,30, também avalia que enfrentar o trânsito da cidade de bicicleta é muito melhor. A bicicleta é uma extensão dos meus passos, ela me leva para todos os lugares me deixando livre de rotas ou voltas desnecessárias, conclui.