Deputado Padre João busca recurso para patrimônio histórico de Congonhas, Mariana e Ouro Preto

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h38, última modificação 27/03/2018 06h38

Fonte: Fato Real

O deputado federal Padre João (PT) esteve reunido, dia 26/04/16, com Jurema de Sousa Machado, Presidente do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para discutir obras do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, sobretudo para Congonhas, Mariana e Ouro Preto. O PAC foi criado em 2007 e em 2011 passou a contemplar projetos de preservação cultural, bens tombados, atingindo 44 cidades em 20 estados do Brasil.

Congonhas

Padre João esteve acompanhado do Padre Paulo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Congonhas e outras lideranças para discutir o andamento das obras do programa para o município que conta com dez ações e investimento de 25 milhões de reais. Estão em andamento as obras de restauração dos elementos artísticos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da Igreja do Rosário e da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, com custo total contratado de quatro milhões e quinhentos e dezenove mil reais. Obras de requalificação urbanística da Alameda da Basílica e do o Parque da Romaria estão sendo contratadas. Existem ainda mais três projetos que estão em análise no IPHAN.

Mariana

Em Mariana estão em obra a restauração da Catedral da Sé, Nossa Senhora da Assunção, a Casa Capitular, restauração da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, atual Câmara de Vereadores, Igreja Nossa Senhora das Mercês, com obras contratadas com valores de aproximadamente de oito milhões de reais. Obras no Museu de Arte Sacra, no Museu Vieira Servas e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário também estão sendo contratadas.

Ouro Preto

Obras em andamento: restauração dos chafarizes do centro histórico, restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, restauração da Capela das Dores, do Bom Jesus das Flores, Capela do Senhor do Bonfim, da Igreja Nossa Senhora do Rosário e os Cinco Passos da Paixão de Cristo, com valores contratados de aproximadamente de oito milhões de reais.

A presidente do IPHAN disse que está procurando parcerias através da lei de incentivo a cultura para proteger e preservar o acervo cultural e histórico do país. Neste sentido, convocou as comunidades detentoras destes bens e suas lideranças para agir também em busca de recursos. Citou com exemplo da cidade de Salvador que vem tendo bons resultados.

Segundo Padre João, Minas possui um dos maiores acervos culturais do Brasil. Dos nove centros históricos brasileiros reconhecidos pela UNESCO como patrimônio da humanidade, três estão em Minas. Além disso, centenas de outros bens fazem parte do Patrimônio Nacional e estadual. Precisamos de união e parceria para preservar e proteger estes bens, raízes de nossa história e de nossa fé, afirma Padre João.