Cultura de Congonhas é mostrada aos turistas na Copa

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h48, última modificação 26/03/2018 19h48

Fonte: Secom

Os turistas que já estão em Belo Horizonte para assistirem aos jogos da Copa do Mundo, conheceram um pouco da cultura das cidades históricas mineiras no último sábado, 7, na praça da Liberdade. Congonhas, e outras 24 cidades patrimônio cultural mundial expuseram artesanatos, fotos e produtos típicos do interior.

No estande de Congonhas, pela manhã o “chá de Congonha”, planta que deu origem ao nome da cidade foi distribuído aos turistas, que apreciaram de olhos atentos as cruzes de Santa Cruz em papel crepom e conheceram o artesanato em bordado do grupo de Lobo Leite, Pata da Loba.

À tarde, o ator José Felix Junqueira, se vestiu como um dos profetas do mestre Aleijadinho, atraindo olhares de curiosos que experimentaram também deliciosas quitandas de Congonhas. Enfeitando o estande, fotos criativas dos alunos da rede municipal vencedores do concurso fotográfico, “Bicentenário do Aleijadinho”,

Durante todo o dia apresentações de congado e chorinho. Ao final da tarde, Fernanda Takai foi a principal atração com canções consagradas da carreira e da MPB, acompanhada da orquestra de Ouro Preto.

O 1º Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural integra o calendário do “Ano do Barroco Mineiro e Bicentenário de morte de Aleijadinho”. Uma iniciativa do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado da Cultura e de Turismo e Esporte, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento foi promovido pelo O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG e teve apoio da Gerdau. Praça da Liberdade vai se transformar no maior “livro de histórias a céu aberto”.