CSN vai fazer teste de alarme com sirene de emergência em Casa de Pedra

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h24, última modificação 27/03/2018 14h24

Fonte: Fato Real

 

A população de Congonhas vem recebendo uma série de informações sobre a questão da segurança da Barragem Casa de Pedra, da empresa CSN, gerando insegurança e incertezas. Diante deste cenário a empresa tem buscado manter a proximidade e um diálogo com a comunidade, seja por meio de audiências públicas e reuniões comunitárias, e visitas à sua área, inclusive à “barragem de rejeitos”.

 

Em outra frente, a CSN vem adequando ao Termo de Compromisso assumido perante o Ministério Público de Minas Gerais para garantir as boas condições da barragem Casa de Pedra.

 

A empresa também adequa-se às determinações da Portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM nº 70.389/2017, de 17.05.2017, que inclui, entre outros, instalar em comunidades inseridas em Zonas de Autossalvamento (ZAS), sistema de alarme, contemplando sirenes e outros mecanismos de alerta adequados ao eficiente alerta  e simulados de situação de emergência .

 

Teste de sirene

 

No próximo domingo, 26/11 a CSN vai realizar o primeiro teste de sirene. Marcelo Matos, relações institucionais da empresa, tranquiliza a população. “Será apenas um teste. Ao ouvir o sono da sirene os moradores deverão continuar com suas atividades corriqueiras. Não precisa haver nenhuma alteração da rotina, correria nem sair de casa ou buscar abrigo em algum lugar. Queremos neste primeiro momento avaliar até onde chega este som com os alertas e com que qualidade”.

 

A população será informada nos próximos dias sobre o horário do teste, que deverá ocorrer pela manhã do domingo. E é necessária a colaboração dos moradores. No dia, o som da sirene será acompanhado de uma mensagem informado que trata-se de um teste. O som deverá ser ouvido em toda área da Zona de Autossalvamento, com foco direcional neste domingo nos bairros Residencial e Cristo Rei.

 

Marcelo Matos reafirma que esta ação faz parte da adaptação da empresa à portaria do DNPM. E que anteriormente a empresa tinha outros métodos de informação necessária à população, já que não eram exigidos a instalação de sirenes e o simulado, como agora.

 

Em dezembro deverá ocorrer o simulado de situação de emergência.