Crise em instituições federais de ensino preocupa deputados

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h00, última modificação 27/03/2018 13h00

Fonte: ALMG

 

A crise financeira das universidades e instituições federais de ensino no País – e mais especificamente em Minas Gerais – será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (12/9/17), às 15h30. A reunião acontecerá no Auditório José Alencar Gomes da Silva e é organizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a requerimento dos deputados Rogério Correia, Doutor Jean Freire e Cristiano Silveira (todos do PT).

 

De acordo com o deputado Rogério Correia, a situação das instituições federais de ensino é de colapso. “Muitas dessas instituições poderão ser fechadas até o fim deste ano”, afirmou o parlamentar. Ele afirma que o corte de verbas federais na área da educação já provocou a renegociação de contratos, redução nos cardápios em restaurantes universitários, falta de recursos para manutenção e atraso no pagamento de contas.

 

Uma das convidadas para a reunião, a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior (Sindifes), Cristina del Papa, também teme o fechamento de unidades de ensino. “Para a UFMG, neste ano, foram repassados R$ 130 milhões dos R$ 178 milhões previstos. Os institutos federais, cinco no Estado, já estão correndo risco de ter alguns de seus campi fechados”, afirmou.

 

Também já confirmaram participação na reunião, entre outros convidados, a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), presidente da Frente Nacional pela Valorização das Universidades Federais, e a presidente do Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais (CUT-MG), Beatriz Cerqueira.