Cresce média de alfabetização em Minas Gerais

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h23, última modificação 26/03/2018 16h23

A média de proficiência dos alunos de até oito anos de idade, que estudam nas redes públicas de Minas Gerais, subiu neste ano. O resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização (ProAlfa), anunciado nesta quarta-feira (24), mostrou que 86,2% dos alunos avaliados têm domínio da leitura e escrita. A meta estipulada em 2006, quando o programa foi realizado pela primeira vez, era de que em 2011 90% dos estudantes avaliados alcançassem o nível recomendado.

O ProAlfa tem o objetivo de medir o nível de leitura e escrita dos estudantes da rede pública municipal e estadual. Neste ano, 330.231 crianças matriculadas até o 3º ano do Ensino Fundamental foram avaliadas. As provas foram aplicadas no final de agosto. Isso corresponde a 90% de toda a rede.

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF) e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são responsáveis pela avaliação.

Os níveis de proficiência são divididos em três faixas: de 350 a 450, os alunos estão em nível baixo, ou seja, sabem ler apenas palavras. No nível intermediário (450 a 500), os estudantes sabem ler frases e pequenos textos. O nível recomendado (500 a 800) mostra que os alunos sabem ler frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos.

Em Minas Gerais, a proficiência média dos estudantes das redes municipal e estadual chegou a 589,8. No ano passado, a média foi menor, 551,6.

A diferença entre as médias de proficiência entre as redes estadual e municipal vem aumentando e alcançou 9,9%. A rede estadual chegou a 589,2, enquanto a municipal foi de 536,3. Apesar de as escolas municipais não serem de responsabilidade do Estado, o governador admitiu que algo será feito para igualar os resultados.

“Claro que temos colaboração com o sistema municipal e, exatamente por isso, a secretária Vanessa Guimarães já mostrou a necessidade de avançarmos nessa cooperação técnica com as escolas municipais para que elas também alcancem melhoras no mesmo percentual atingido pelo Estado”, disse o governador, após a apresentação dos resultados.

Dentre as 10 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) melhor avaliadas, sete estão na Região Norte de Minas. A Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo, no município de Rubelita, no Vale do Jequitinhonha, foi a que alcançou a maior proficiência média do Estado (732,56). Em 2009, o índice foi de 447,2. O máximo é 800. A escola está na SRE de Araçuaí, que também teve o melhor resultado.

As outras SREs que se destacaram foram as de Diamantina, Januária, Campo Belo, Caxambu, Montes Claros, São João Del Rey, Teófilo Otoni, Almenara e Curvelo.

Fonte: Hoje em Dia.