Coral Cidade dos Profetas interpreta obras de Mozart e de Mestres da música colonial mineira

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h45, última modificação 26/03/2018 19h45

Fonte: CMC

Até o final da década de 1950, ainda se ouviam nas missas, novenas, rezas e procissões, e até em residências, os sons do Latim. Naqueles tempos, coros dos seminaristas enchiam as antigas igrejas com sons quase celestiais. Com o intuito de resgatar esta tradição mineira tão singular, o Coral Cidade dos Profetas realiza a próxima apresentação da série Concertos Coloniais, no dia 7 de junho, às 11h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Serão interpretadas músicas em latim ao lado de clássicos do repertório internacional, com a intenção de promover um diálogo estético e artístico entre a Música Colonial Mineira e a obra de um dos maiores compositores sinfônicos: Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto, com entrada gratuita, integra as homenagens da cidade ao bicentenário do grande mestre do barroco brasileiro. O projeto tem patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Com participação especial do solista Mauro Chantal, o concerto será regido pelo maestro Herculano Amâncio, à frente do Coral desde a fundação. No programa, A flauta mágica, Aveverum Corpus, Laudate Dominus, Recordare e Lacrymosa, de Mozart, Missa de Oitavo Tom e Stabat Mater, de Manoel Dias de Oliveira, Sanctus, Agnus dei e Padre Nosso, de Lobo de Mesquita, e Cicut Cedrus, de compositor desconhecido.

Depois de grande repercussão em 2013, a Série Concertos Coloniais, neste ano, realiza oito concertos, todos em Congonhas. As próximas apresentações serão no dia 19 de julho, com o tema “Sons históricos de Minas”; 23 de agosto, prestando uma homenagem a mestres do barroco mineiro; 11 de outubro, em concerto especial à Nossa Senhora; 8 de novembro, no encerramento do bicentenário de Aleijadinho; e 13 de dezembro, em apresentação com músicas natalinas.

O solista Mauro Chantal

Mauro Chantal estudou canto com Amin Feres. É hoje professor de canto na UFMG e concluiu em dezembro de 2013 o doutorado pela UNICAMP, tendo desenvolvido pesquisa sobre a ópera A CEIA DOS CARDEAIS, de Arthur Iberê de Lemos, orientado por Adriana Giarola Kayama. Atua como membro do Coral Madrigale, regido por Arnon Sávio Reis. Participou do CD realizado com o Coral Cidade dos Profetas, com obras do colonial mineiro, sob regência de Erculano Amâncio. Integrará o elenco da próxima produção do Palácio das Artes, Rigoletto, de G. Verdi, no mês de outubro, no papel de Sparafucille, sob regência de Marcelo Ramos.

O Coral Cidade dos Profetas

Fundado em 1988, por um grupo de pessoas interessadas em aprender música, o Coral Cidade dos Profetas surgiu com a preocupação de aliar a arte musical à arquitetura barroca, grande patrimônio da cidade histórica de Congonhas (MG). Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o grupo se tornou um dos principais protagonistas da divulgação deste inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais.

O Coral é mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 2617/2006 e pela Lei Estadual Nº 19510/2011, oferecendo, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas com idades entre 12 e 80 anos. O grupo é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas Gerais.

No currículo do Coral, há diversos projetos, como o “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, os “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho” e os “Concertos da Paixão”. O mais recente trabalho do grupo é o “CD Coral Cidade dos Profetas” – no qual o grupo interpreta obras de Lobo de Mesquita. Em novembro de 2013, iniciou-se a Série Concertos Coloniais. A proposta é fazer entoar o repertório antigo para as novas gerações e inaugurar uma nova opção cultural e turística em Congonhas, com a realização mensal de grandes concertos nas igrejas barrocas da cidade.

Concertos Coloniais

Coral Cidade dos Profetas

Colonial mineiro e o barroco europeu

7 de junho, às 11h, em Congonhas

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Herculano Amâncio, regência

Mauro Chantal, solista

Kyrie . Missa de Oitavo Tom — Manoel Dias de Oliveira

Stabat Mater — Manoel dias de Oliveira

Cicut Cedrus — Anônimo

Sanctus . Missa em fá — Lobo de Mesquita

Agnus dei . Missa em fá — Lobo de Mesquita

Padre Nosso — Lobo de Mesquita

Indiesenheil’ gen Hallen . A flauta Mágica —  Mozart

Aveverum Corpus — Mozart

Laudate Dominum — Mozart

Recordare — Mozart

Lacrymosa —  Mozart

Entrada Gratuita (sujeito a lotação dos espaços).

Informações para a imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário – (31) 9788-3029 –polliane.eliziario@personalpress.jor.br