Coral Cidade dos Profetas apresenta "Sons históricos de Minas" em concerto da série Concertos Coloniais

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h51, última modificação 26/03/2018 19h51

Fonte: Fumcult

Obras de Lobo de Mesquita, Telemann e Handel compõem o repertório

A série Concertos Coloniais, do Coral Cidade dos Profetas, destaca, no dia 19 de julho, às 11h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, alguns dos mais belos “Sons Históricos de Minas”, presentes em peças musicais, principalmente de autores anônimos. A apresentação gratuita, que integra as celebrações em Congonhas do Bicentenário do Aleijadinho, promove também um diálogo estético, cultural e artístico entre a Música Colonial Mineira e a produção de grandes mestres europeus, com destaque para os compositores Handel e Telemann. O projeto tem patrocínio da Vale e apoio cultural da Rede Globo Minas e da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Com participação especial da solista Luciana Monteiro, o concerto será regido pelo maestro Herculano Amâncio, à frente do Coral desde a fundação. No programa, Kyrie - Missa em fá e Gloria ,de Lobo de Mesquita, Concerto para duas violas e orquestra em sol maior, de Telemann, O Messias, Ária - I KnowthatmyRedeemerLiveth, Recitativo - Behold! A Virgin ShallConceivee Ária - O thouthattellestgoodtidingstoZion e Halleluja de Handel,e Matinas do Natal, de autor desconhecido.

Depois de grande repercussão em 2013, a Série Concertos Coloniais, neste ano, realiza oito concertos, todos em Congonhas. As próximas apresentações serão no dia 23 de agosto, prestando uma homenagem aos mestres do barroco mineiro; 11 de outubro, em concerto especial à Nossa Senhora; 8 de novembro, no encerramento do Bicentenário de Aleijadinho; e 13 de dezembro, em apresentação com músicas natalinas.

Questão da autoria

Um fato curioso envolve a música sacra antigade Minas Gerais. Ao contrário da tradiçãoeuropeia, na qual a autoria é uma das premissas e os nomes dos compositores são reverenciados, aqui entre as montanhas do nosso estado, nos séculos 18 e 19, a produção musical experimentououtra lógica: uma boa parte optou por ressaltar a função para o qual as obras foram compostas, omitindo os nomes de seus autores.

O fato de não ser possível conhecer os autores, tem motivado variadas teses, conjecturas e considerações.Uma versão mais plausível afirma que tais obras teriam sido compostas sob encomendas de Irmandades ou de pessoas ilustres da época, para servirem e atenderem a objetivos específicos,como abrilhantar uma Semana Santa, homenagearNossa Senhora ou a um santo de devoção num festejo solene ou mesmo para uma missa de réquiem,não sendo, dessa maneira, importante a caracterizaçãode seus autores, de menos relevâncias neste contexto.

O Coral Cidade dos Profetas

Fundado em 1988, por um grupo de pessoas interessadas em aprender música, o Coral Cidade dos Profetas surgiu com a preocupação de aliar a arte musical à arquitetura barroca, grande patrimônio da cidade histórica de Congonhas (MG). Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o grupo se tornou um dos principais protagonistas da divulgação deste inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais.

O Coral é mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 2617/2006 e pela Lei Estadual Nº 19510/2011, oferecendo, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas com idades entre 12 e 80 anos. O grupo é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas Gerais.

No currículo do Coral, há diversos projetos, como o “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, os “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho” e os “Concertos da Paixão”. O mais recente trabalho do grupo é o “CD Coral Cidade dos Profetas” – no qual o grupo interpreta obras de Lobo de Mesquita. Em novembro de 2013, iniciou-se a Série Concertos Coloniais. A proposta é fazer entoar o repertório antigo para as novas gerações e inaugurar uma nova opção cultural e turística em Congonhas, com a realização mensal de grandes concertos nas igrejas barrocas da cidade.

SERVIÇO:

Coral Cidade dos Profetas

Sons Históricos de Minas

19 de julho, às 11h, em Congonhas

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Regência: Herculano Amâncio

Luciana Monteiro, solista convidada

Kyrie - Missa em fá - Lobo de Mesquita

Glória - Missa em fá - Lobo de Mesquita

Matinas do Natal - Responsórios 1 e 2 - Anônimo

Concerto para duas violas e orquestra em sol maior - G.P. Telemann

O Messias - Abertura - G. F. Handel

Ária - I Know that my Redeemer Liveth - G. F. Handel

Recitativo - Behold! A Virgin Shall Conceive -G. F. Handel

Ária - O thou that tellest good tidings to Zion - G. F. Handel

Coro – Halleluja -G. F. Handel.

Entrada gratuita (sujeito a lotação do espaço).

Informações para a imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário – (31) 9788-3029 - polliane.eliziario@personalpress.jor.br