Consórcio e Governo aprimoram o serviço de iluminação pública

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h14, última modificação 26/03/2018 21h14

 Fonte: Secom

 
O presidente do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), Frederico Brum, esteve em Congonhas, na segunda-feira, 23, para detalhar o funcionamento do serviço de iluminação pública e extensão de rede para servidores e vereadores. O governo municipal se associou ao CIMVALPI para tornar o atendimento ao congonhense mais ágil e claro. 
 
O convite partiu do vice-prefeito Arnaldo Osório, que, ao lado do secretário de Gestão Urbana, Nivaldo Dutra, conduz a relação da Prefeitura com o consórcio. Representantes de CEMIG também participaram da reunião.
 
Com a transferência dos ativos de iluminação pública da CEMIG para os municípios, por determinação da ANEEL, cidades da região de Ponte Nova, cede do consórcio, sentiram-se obrigadas a criarem um consórcio, que possibilita ganho em economia de escala. De acordo com o secretário-executivo do CIMVALPI, José  Adalberto de Rezende, a ideia deu tão certo que, além de Congonhas, cidades como Itabirito, Mariana, Ouro Preto e Viçosa também se juntaram ao CIMVALPI, que pode receber em breve até Divinópolis, localizada no Centro-Oeste do Estado. 
 
Ficamos muito felizes com a associação de Congonhas, reconhecida no Brasil inteiro. Conseguimos o menor preço do Brasil pela manutenção do ponto de iluminação pública (IP), com a habilitação da empresa Celti de Belo Horizonte, via licitação, lembra Frederico Brum, que é também prefeito de Urucânia. 
 
Entenda como funciona o novo serviço de iluminação pública
 
O cidadão que observar um problema com os equipamentos de iluminação pública, como lâmpada, relé, reator, braço e condutores, além dos postes, torres, eletrodutos deve ligar para o telefone de discagem gratuita 0800 283 1020 de um aparelho fixo ou celular de qualquer operadora. O sistema recolhe a solicitação, interrompe a ligação e, em segundos, retorna para o número que ligou, para evitar trotes. O sistema solicita dados fáceis de o consumidor informar e, em seguida, gera um número de protocolo, para assegurar ao usuário que a solicitação foi feita. Esta é repassada para a empresa, que tem cinco dias para fazer a troca da lâmpada. 
 
O usuário pode ainda acessar o site www.iluminacaopublica.net.br para se cadastro e solicitações. 
 
O município assume ainda a extensão de rede. O resultado da licitação para habilitar uma empresa que executará este outro serviço está previsto para ser divulgado em cerca de 20 dias. 
 
Já a rede de distribuição de energia segue sob a responsabilidade da Cemig.