Conheça mais sobre a Serra Casa de Pedra

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h53, última modificação 26/03/2018 16h53

Ao decorrer dos últimos meses um dos principais assuntos que esteve em pauta nas reuniões dos vereadores na Câmara Municipal foi os limites do tombamento da Serra de Casa de Pedra. Para tratar do assunto de forma ampla e transparente a Comissão Permanente de Proteção ao Meio Ambiente foi subdividida em uma Comissão Especial composta por vereadores e uma Comissão Mista composta por representantes da sociedade civil e também por membros do Legislativo.

Nos encontros semanais das Comissões, os vereadores e integrantes da sociedade discutiram sobre a importância da preservação da Serra. Para ampliar mais essa discussão e fazer o assunto vir mais a público a Câmara realizou no dia quatro de maio a audiência pública para discutir junto à sociedade questões relacionadas ao projeto de Lei 027/2008 que trata de questões relacionadas ao tombamento do conjunto paisagístico da Serra.

De acordo com a Recomendação nº 05/2011 do Ministério Público a Serra Casa de Pedra está diretamente ligada à identidade cultural da comunidade de Congonhas e compõe a paisagem natural e cênica do conjunto  escultórico do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, reconhecido no ano de 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.  Ela é de grande relevância para a preservação dos mananciais hídricos da região, que garantem o equilíbrio ambiental do ecossistema e o abastecimento de água do município de Congonhas. Ao todo, são 29 pontos de captação para fins de abastecimento da população.

Segundo o laudo pericial nº116/2007 feito pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e subscrito pela engenheira florestal Elisiane Fátima da Silva, a Serra apresenta um grande valor ambiental, sendo abrigo de várias espécies animais e vegetais, sendo, portanto, rica em diversidade de fauna e flora.

Atualmente a ocorrência de intervenções irregulares na região da Serra Casa de Pedra e em seu entorno, decorrente de atividades minerarias predatórias traz graves ameaças ao meio ambiente natural e cultural do Estado de Minas Gerais.  A Serra Casa de Pedra já tem seu conjunto das vertentes voltados para a área urbana tombados como patrimônio histórico desde 2007.