Congresso aperfeiçoou conhecimentos sobre comunicação

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h54, última modificação 26/03/2018 16h54

Para aprimorar mais os conhecimentos sobre as ferramentas utilizadas na gestão do poder público, representantes da Câmara Municipal participaram do 28° Congresso Mineiro de Municípios, nos dias três, quatro e cinco de maio.

No primeiro dia a primeira palestra foi ministrada pelo economista Gil Castello Branco que tratou sobre a questão da transparência e governança e a importância de comunicar bem as ações governamentais como meio de interagir com o cidadão. Além da palestra com o tema de "Comunicação pessoal e liderança" oferecida pela radialista e locutora Beth Seixas lembrou da necessidade de se comunicar e liderar de forma eficaz. Para finalizar o primeiro dia com chave de ouro o Jornalista e apresentador do Profissão Repórter da Rede Globo, Caco Barcellos ministrou a palestra “Liberdade de imprensa: Ética na comunicação, limites e responsabilidade da imprensa”.

No segundo dia, a Deputada Federal Manuela D’Avilla explicou em sua palestra como as novas tecnologias de informação podem agregar valor às políticas públicas. No mesmo dia também foi realizada a oficina com o tema: "Cuidar ou Curar? As estratégias de comunicação institucionais e os diálogos sociais possíveis". Logo após, a comunicóloga Luciene Silva ressaltou em sua palestra a importância da comunicação interna para a eficiência da gestão pública. Ela discutiu sobre a utilização de um plano de comunicação, apresentou ferramentas utilizadas para esta comunicação e deixou claro que servidor satisfeito é multiplicador de boas informações.

No terceiro dia, os publicitários Paulo Vasconcelos, Rui Rodrigues e Marcos Coimbra debateram sobre o marketing político: a gestão da comunicação do governo às eleições. Eles apresentaram dicas sobre propagandas governamentais e pessoais para o serviço político. Posteriormente, Oswaldo Neto ministrou a palestra e explicou como utilizar as ferramentas gratuitas de comunicação web na gestão pública.

O Congresso também contou com apresentações culturais, além da 27º Feira de desenvolvimento dos municípios, que apresentou stands de fornecedores de vários segmentos. Também foram apresentados atrativos sobre projetos municipais e de Organizações Não Governamentais(ONG’s).