Congonhas toma medidas para ter o Carnaval mais seguro da região

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h22, última modificação 26/03/2018 19h22

Fonte: Jornal FatoReal

A juíza da Vara Infância e da Juventude, dra. Flávia Generoso, convocou uma reunião na sexta-feira, 31, no Fórum da Comarca de Congonhas, com lideranças dos blocos carnavalescos, polícias, Militar e Civil e prefeitura, para anunciar medidas de segurança publicadas na portaria 002/2014. O documento estabelece normas e prevê punições para quem fornecer bebidas aos menores de idade.

A portaria foi publicada pelo Poder Judiciário, em parceria com a comissão organizadora do carnaval, que mostrou dados preocupantes sobre o uso de bebidas alcoólicas por jovens. Levantamento da Secretaria de Saúde apontou que 80% dos atendimentos durante o carnaval do ano passado foram de menores alcoolizados. “Com esta portaria quem vai ganhar é a população de Congonhas”, comemorou a presidente da comissão e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Congonhas, Míriam Palhares Silva.

A portaria estabelece que os blocos são obrigados a identificar com pulseira e listar os menores dentro do espaço da concentração com os nomes dos responsáveis, endereço e telefone. A multa é de R$100 por menor para os organizadores do bloco que não identificarem os foliões. Determina também que menores de 16 anos somente poderão participar na presença dos pais ou responsáveis. Maiores de 16, somente terão acesso permitido diante de autorização escrita com firma reconhecida dos pais. Será proibida a venda de bebidas destiladas dentro das concentrações dos blocos. A multa para quem desrespeitar a norma é de R$50 mil.

Claudiane Marque Nicolau, assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas lembra que as normas seguem determinação federal. “A portaria tem o objetivo de proteger aquilo que já está previsto no estatuto da criança e do adolescente, que é uma conquista da constituição brasileira”, informou.

Já o tenente Loschi da Polícia Militar lembra o caráter histórico da festa e informou que haverá policiais disfarçados na multidão para garantir mais segurança. “Congonhas possui um Carnaval tradicional. Muitas pessoas vem de outras cidades para curtir o evento. Estamos preparados para garantir a segurança dos foliões. Usaremos inclusive, policiais disfarçados, infiltrados na multidão para coibir a violência”, adiantou.

Para a juíza da Vara da Infância e da Juventude, dra. Flávia Generoso, as medidas visam tornar Congonhas referência de Carnaval seguro na região. “Se todas as iniciativas que estamos buscando, por meio do poder judiciário, polícias Militar e Civil, prefeitura e blocos derem certo, teremos, muito em breve, o Carnaval mais seguro da região”, anseia.