Congonhas respira cultura no Festival de Inverno 2014

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h52, última modificação 26/03/2018 19h52

Fonte: Secom

O 19º Festival de Inverno de Congonhas, que ocorre entre os dias 9 e 27 de julho, aquece a estação mais fria do ano com diversas apresentações teatrais, exposições, shows, oficinas e interferências culturais em toda a cidade.  Este ano, o festival presta uma homenagem a Aleijadinho, no bicentenário de morte do mestre barroco e ao artista Paulo Osório, figura transformadora da cultura em Congonhas, fundador da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult).

O festival traz como atrações musicais artistas consagrados da MPB e do rock nacional na Romaria. Dia 17, quinta-feira, o ex-Titãs, Nando Reis faz a abertura. Dia 25, sexta-feira, o som místico de Zé Ramalho toma conta do espaço histórico. No dia 27, Biquini Cavadão, agita a Romaria com sucessos do rock que marcaram a carreira. Em comemoração ao bicentenário de Aleijadinho, a prefeitura disponibilizará todos os shows gratuitos para a população.

De 18 a 20, motociclistas de todo o Brasil invadem a Romaria no Congonhas Moto Fest. Vários shows de rock estão programados e não vão faltar as tradicionais bandas cover como o Queen.

O festival nesta 19º edição também traz novidades. De 21 a 24 de julho, acontecerão apresentações de voz e violão na praça JK no fim da tarde. “Disponibilizamos estas apresentações para que o trabalhador que não pode conferir a programação do dia, chegue do trabalho e possa prestigiar uma música de qualidade, de artistas locais”, explica Míriam Palhares, secretária de Cultura. No dia 26, às 10h, haverá show com o grupo Samba de Sinhá na praça JK. No dia seguinte no Parque da Cachoeira, ao meio-dia, apresentação da cantora Franciele Karen.

Serão oferecidas 43 oficinas entre, artesanato, artes plásticas, gastronomia, dança, teatro, literatura, música, audiovisual, que envolvem deste o publico infantil até ao de melhor idade. O sucesso é tanto que em algumas delas as inscrições se encerraram em menos de 30 min, como foi o caso da oficina de maquiagem do instrutor Marcos Gomes. “Fiquei surpreso, não esperava que as vagas preenchessem tão rápido. Pessoas me parando na rua, mandando recados porque gostariam de fazer a oficina e não tinham mais vagas. Acredito que é o reconhecimento do meu trabalho que faço com prazer”, comemora. As oficinas infantis vão do dia 9 a 11. Para os demais públicos, de 14 a 18 de julho.

O festival será rico em musicais, do jazz às danças folclóricas, com muito samba e pop rock. Uma grande variedade de espetáculos e shows serão oferecidos com apresentações musicais na praça JK, teatro e musicais no Cine Teatro Leon e intervenções culturais e shows nos bairros Vila Cardoso, Joaquim Murtinho, Alto Maranhão, Pires, Lobo Leite e Dom Oscar.
O prefeito de Congonhas, Zelinho, está otimista com a preparação do festival. “Tenho certeza que será o maio de todos os tempos. Um exemplo é o caso das oficinas. No período de inscrição, as pessoas chegaram na Romaria às 5h para garantirem as vagas. Sem dúvidas será um sucesso”, comentou.

O 19º Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura de Congonhas e da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), tem patrocínio da Vale e apoio cultural da Globo Minas, Sesc, Sindicomércio, Conselho Municipal de Cultura com a promoção da rádio Educativa 97.5 Fm.