Congonhas reforça campanha contra o câncer de mama

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h25, última modificação 26/03/2018 20h25

 

Fonte: SECOM

 

 

A exemplo da campanha mundial Outubro Rosa, a Prefeitura de Congonhas incentiva a realização de mamografias para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Outubro Rosa, é um movimento mundial de prevenção da doença que começou no dia 1º de outubro com a iluminação em cor de rosa de diversos monumentos espalhados pelo mundo.

 

Em Congonhas, as mulheres na faixa de risco, entre 50 e 69 anos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima - portando documento de identidade, e solicitar gratuitamente o exame. A Clínica M (Mulher e Mãe) recebe o pedido e agenda o exame que pode ser feito no município ou em Conselheiro Lafaiete. O resultado é encaminhado diretamente para a clínica e avaliado por uma especialista. Se houver alguma alteração é agendada automaticamente uma consulta com mastologista.

 

Uiara Marcossi, coordenadora da Clínica M, reforça a importância do exame. “A mamografia é um procedimento muito simples, mas tem o poder de detectar a doença no início, o aumentando muito as chances de cura. O SUS oferece todo o tratamento, desde o exame até as consultas e cirurgias (caso seja necessário). Só esse ano já realizamos mais de 1.400 mamografias gratuitas e muitas delas apresentaram alguma alteração”, afirma.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. São cerca de 57 mil novos casos estimados em 2014. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.