Congonhas receberá o programa Ação Global

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h16, última modificação 26/03/2018 21h16

Fonte: Secom

A equipe do SESI FIEMG se reuniu com a Prefeitura, empresas da região e entidades locais, nesta quinta-feira, 5, para apresentar detalhes da Ação Global. O evento, que se caracteriza pela prestação de serviços de grande utilidade para a população e manifestações culturais, será realizado no dia 30 de maio, das 9h às 16h, na Romaria.

O programa é realizado pelo SESI, em parceria com a Rede Globo, e conta com o apoio de empresas privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs), outras entidades e o governo municipal.
Segundo a coordenadora da Ação Global em Minas Gerais, Lina Ferreira Lopes, a atividade industrial da cidade e a comemoração dos 30 anos de Congonhas como Patrimônio da Humanidade justificam a escolha do SESI.

Para o secretário municipal de Comunicação e Eventos, responsável pela articulação entre a organização da Ação Global e os voluntários do município, Pedro Geraldo Cordeiro, é uma honra para Congonhas receber um evento dessa grandiosidade. É a única cidade de Minas Gerais a participar, em 2015, desse programa, que tem abrangência e divulgação nacional pela Rede Globo. E acrescenta: Durante a Ação Global, a cidade inteira estará disponível para trabalhar pelo outro. Então, vai mostrar a força de integração do congonhense e a união entre as entidades e o município.

Estas primeiras reuniões tiveram o objetivo de sensibilizar as empresas e as entidades a se juntarem ao programa. Pedro Cordeiro explica também que a Prefeitura será a grande articuladora do evento e vai ceder o espaço e levar para a Romaria, no dia 30 de maio, os serviços que já presta ao cidadão.

Participaram desta primeira reunião seis empresas mineradoras, Banco do Brasil, IFMG, OAB-MG e 20 entidades do município.

Serviços e atrações da Ação Global

Durante todo o dia, vão ser prestados serviços gratuitos das áreas de saúde (como aferição da pressão arterial), cultura (shows musicais e espetáculos teatrais), esporte e lazer, cidadania (emissão de 1 mil carteiras de identidade). O tema deste ano é Qualidade de Vida. Ofereceremos atividades sobre todos estes itens, mas vamos priorizar em Congonhas a segurança para o trabalho. É isso que queremos trabalhar aqui em Congonhas, destaca a coordenadora Lina Lopes.

O número de atendimentos prestados à população é proporcional ao de serviços disponíveis e ao porte da cidade. Em Congonhas, a expectativa é que 20 mil pessoas compareçam ao evento e que o número de atendimentos chegue próximo de 50 mil. A pessoa consegue se beneficiar de três serviços em média: Ela pode, por exemplo, cortar o cabelo, fazer a carteira de identidade e ir a uma oficina, explica.

Raízes mineiras

A Ação Global surgiu em Minas Gerais em 1991. Atualmente, o projeto é realizado anualmente nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.