Congonhas promove 1º Simpósio sobre DST

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h34, última modificação 26/03/2018 19h34

Fonte: Secom

 

A Prefeitura de Congonhas e o Conselho Municipal de Saúde, realizam na próxima sexta-feira, 28, o 1º Simpósio sobre DST/AIDS, de 13h às 16h, no Cine Teatro Leon.

O evento será aberto ao público e abordará a implantação da rotina de vacinação contra a infecção do Papiloma vírus humano (Human papillomavirus - HPV), a conscientização da prática de sexo seguro e a prevenção contra o HIV (vírus causador da AIDS), e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Durante o simpósio serão ministradas três palestras. A Dra. Fernanda Cristina Neiva, ginecologista e obstetra na Clínica M, irá explicar sobre o HPV e AIDS. Já a psicóloga clínica, Valéria Cristina Carvalho Neri, fará a palestra “Prevenção em DST/AIDS”, e a enfermeira Rozeli Batista, abordará sobre “A implantação da vacina contra o HPV na rotina do Programa Nacional de Imunização”.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também é transferido de mãe para filho no momento do parto. Levantamento da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O HIV também é transmitido por meio de relações sexuais, mas o vírus também pode ser transmitido por transfusão de sangue, secreções como a saliva, entre outros.

A coordenadora do Programa Nacional de imunizações em Congonhas, Rozeli Batista, reforça sobre a vacinação do HPV. “Quase 50% das meninas de 11 e 12 anos foram vacinadas. É muito importante que elas tenham consciência sobre a doença”.