Congonhas prepara um dos maiores Carnavais do interior de Minas

por André Candreva publicado 27/03/2018 07h52, última modificação 27/03/2018 07h52

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Uma festa eclética, com vários estilos musicais e para toda família. Será assim o Carnafolia 2017 em Congonhas, uma festa que promete reunir milhares de pessoas, todas as noites, na cidade histórica mineira, com atrações para todos os gostos, vindas de diversas partes do Estado. O destaque deste ano deverá ser a Bartucada, de Diamantina, banda que negocia neste momento sua participação. Outro destaque será o Carta e Seus Curingas, grupo que marcou Ouro Preto, Tiradentes e Pompeu e, desta vez, promete contagiar a todos com seu estilo contagiante. A prata da casa também terá lugar especial na programação.

Na festa do Momo que terá início na sexta-feira, no palco da Marechal Floriano, se estendendo até a terça, dia 28, atrações de Congonhas estão negociando novos shows como Jean Lucas, Manu Cândido e Sambatucada.

Para o Quarteirão do Samba, estão em negociações também, além da Bartucada, de Diamantina; o cantor Dudu Nicácio, que é um dos responsáveis pelo ressurgimento do Carnaval em BH. A prata da casa está garantida neste palco com 12 shows, entre eles os da Banda Bom Jesus, Samba de Casa, Samba de Sinhá, Via de Fato, Soul do Bem e Expresso do Samba. Outra novidades será a participação de DJs que terão performances de destaque em todas as noites.

A exemplo do que ocorreu no ano passado com grande sucesso, o CARNAFOLIA 2017 apresentará no Quarteirão do Samba a matinê, que tanto agradou à criançada e suas famílias. Haverá um show no domingo, 26, e outro na terça, 28, sempre às 18h30, com atrações que ainda estão sendo definidas.

Os blocos da cidade terão toda estrutura necessária para os desfiles, como sonorização, trio elétrico e segurança. Por causa da lei federal que acaba de entrar em vigor impedindo o repasse de subvenções sem chamamento público, desta vez não haverá repasse de dinheiro da Prefeitura aos blocos caricatos.

Sistema de segurança

Além de seguranças e brigadistas que a Prefeitura já contratou, haverá o reforço da Polícia Militar de Barbacena e de Belo Horizonte nos cinco dias de folia em Congonhas. O projeto de pânico e incêndio, que é uma exigência do Corpo de Bombeiros, já está pronto.

O Carnafolia 2017, uma das maiores festas populares de Congonhas, envolve funcionários da maioria das Secretarias e ainda a equipe da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult). Miriam Palhares, secretária de Cultura, conta que, “como a Prefeitura está com suas contas em dia, o prefeito Zelinho, dentro das condições financeiras da cidade, realizará um belo Carnaval que atenderá aos diferentes gostos, mantendo a tradição e oferecendo mais alegria para o cidadão”.