Congonhas é sede da 9ª Cia. PM Independente

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h25, última modificação 26/03/2018 19h25

Fonte/foto: Secom/PMC

Na tarde desta sexta-feira, 7 de fevereiro, a 122ª Cia. PM do 31º BPM sediada em Congonhas foi elevada ao patamar de 9ª Cia. PM Independente. A cerimônia aconteceu na Prefeitura Municipal de Congonhas com a presença de diversas autoridades da região.

O Major PM Jardel Eduardo da Silva assumiu o comando da unidade. Essa ação é fruto de uma articulação entre a Prefeitura de Congonhas, Polícia Militar e Governo do Estado.

Para o Major PM Jardel Eduardo da Silva, “com a companhia independente a unidade terá possibilidade de gerir seus próprios recursos, atendendo as demandas regionais e investindo em equipamentos e estrutura. Além da disponibilidade de um efetivo maior para a região”.

A 9ª Cia. PM Independente tem responsabilidade territorial pelos municípios de Congonhas, Belo Vale, Moeda, Jeceaba, São Brás do Suaçui, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Minas.

“Quando uma unidade é elevada para companhia independente aumenta a autonomia no trabalho realizado. Isto gera maior proximidade no atendimento de ocorrências. Com a essa mudança a Companhia recebeu cinco novas viaturas e o aumento do efetivo com 20 novos policiais”, explica o Coronel PM Ricardo Matos Calixto.

O prefeito de Congonhas, José de Freitas, o Zelinho, falou sobre a importância histórica de Congonhas, sua realidade social e a importância de maior segurança pública neste contexto. “Congonhas é uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, é cortada pela BR 040, está recebendo investimentos de indústrias e mineradoras. Uma população flutuante de cerca de 20 mil pessoas e uma população de 50 mil habitantes. Por isso, buscamos junto ao governador Anastásia um reforço para a segurança pública em Congonhas”, explicou. O prefeito anunciou também que em breve será instalada uma unidade de Corpo de Bombeiros na cidade.