Congonhas é Patrimônio dos Sabores no 15º Festival da Quitanda

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h26, última modificação 02/02/2023 11h24

Fonte: Secom

Tem gostinho de roça e de casa de vó. Mineiro que se preza para a vida para um dedin de prosa, um pão de queijo, cafezin ou chá de Congonhas (que dá nome a Cidade) e um cubu (feito com de munho d’água, enrolado na folha de bananeira). Esse é o jeito minerin! É neste clima de resgate das tradições mineiras que Congonhas realiza o 15º Festival da Quitanda, no domingo, 17. O tema deste ano – Patrimônio dos Sabores – é uma homenagem ao 30º aniversário de elevação do Conjunto Arquitetônico do Santuário do Senhor de Bom Jesus de Matozinhos a Patrimônio Mundial. Na sexta, 15, e no sábado, 16, é realizada a Noite de Caldos e Violas.

Segundo a secretária de Cultura, Miriam Palhares, o objetivo do festival é resgatar e preservar a tradição da culinária mineira, através da comercialização de quitandas artesanais e já tradicionais. O festival tem outra grande importância, é palco da música sertaneja de raiz, explica.

O Festival da Quitanda é realizado todos os anos no terceiro domingo de maio. Em 2015, ele acontece no dia 17 de 9h às 19h. A Romaria receberá 45 stands para exposição e venda de quitandas, sendo que 25 deles são de quitandeiras e quitandeiros da cidade. Outros 20 serão destinados a cidades como São Brás do Suaçuí, Conselheiro Lafaiete, Ouro branco, Itabirito e Lagoa Dourada, Ouro Preto e Sabará.

Silva participa pela primeira vez do evento com sua loja de lanches e chocolate. Tivemos interesse em estar presente do festival, porque é uma maneira de divulgar nossos produtos e reforçar a nossa marca, já que este é um evento de grande visibilidade. Acho que a proposta do evento de resgatar a nossa tradição é muito interessante e movimenta a cidade, trazendo mais turistas, ressalta Geordane.

No Festival também acontece o Concurso de Quitandas que premia os melhores das seguintes categorias: Quitanda Prata da Casa (melhor quitanda de Congonhas), Quitanda Regional (melhor quitanda entre as demais cidades participantes), Quitanda Comércio Especializado (melhor quitanda entre as padarias, confeitarias e supermercados participantes) e Melhor Stand (melhor ornamentação da barraca). Todos os anos, é confeccionado e entregue a população o Caderno de Receitas do Festival da Quitanda de Congonhas, com todas as delícias concorrentes.

Patrimônio imaterial

Graças à relevância e tradição do festival, o ofício das quitandeiras e quitandeiros de Congonhas está em processo de avaliação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que seja considerado Patrimônio Imaterial.

Curso

Uma carreta do SENAC ficará disponível no dia do festival, 17, de 10h às 16h, oferendo gratuitamente o Curso de Produção de Quitandas para interessados. As inscrições serão feitas no local.

Noite de Caldos e Violas

Antecedendo o tradicional festival, na sexta, 15, e no sábado, 16 de maio, é realizada a Noite de Caldos e Violas. No evento são comercializados caldos e comidas típicas da culinária mineira, para aquecer o público neste clima frio de outono. Na sexta-feira, haverá apresentação de Dj e da dupla sertaneja Alan e Alex. No sábado, a cantora Mariângela Zan,filha do acordeonista e compositor Mário Zan,e o cantor congonhense Danilo Mendes animam a festa.

O Festival da Quitanda é realizado pela Prefeitura de Congonhas e este ano conta com o apoio da FUMCULT, EMATER, Sindcomércio, SESC, Rádio Colonial FM (104.7 MHZ), Rádio Educativa (97.5 MHZ) e Rádio Congonhas (1020 KHZ).

Confira a programação completa:

15/05 – Sexta-feira – Noite de Caldos e Violas

20h – DJ

22h – Show com a dupla Alan e Alex

16/05 – Sábado – Noite de Caldos e Violas

20h – Show com Mariângela Zan

22h – Show com Danilo Mendes

17/05 – Domingo – Festival da Quitanda

10h às 16h – Carreta do SENAC com Curso de Quitandas (inscrições no local)

11h – Corporação Musical Senhor Bom Jesus

12h – Viola Inviolada