Congonhas conquista mais cursos do PRONATEC

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h47, última modificação 26/03/2018 19h47

Fonte: Secom

Congonhas tem recebido diversos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) que oferecem oportunidades de qualificação profissional a diversas pessoas. Há algum tempo a prefeitura tem se empenhado para captar ofertas que são a realidade do mercado de trabalho da região.

A partir desta quarta, 11, o esforço da articulação se tornou realidade. A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da parceria com a CSN, Namisa, Ferrous e Gerdau conquistou novos cursos do PRONATEC que atendem à demanda das indústrias. Até o dia 30 de junho serão oferecidas vagas para cursos como, Mecânico de Equipamento de Mina e Beneficiador de Minérios.

As inscrições serão feitas no SINE Congonhas, à avenida Nápoles,165, Vila Andreza, de 7h às 16h.Os cursos são gratuitos e os alunos receberão assistência estudantil no valor de R$7,50 por dia, para despesas com transporte e lanche, além do material didático. As aulas terão início dia 28 de julho, de 18h30 às 22h30, com duração de, no máximo, três meses.

Os candidatos devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos no ato da inscrição: Documento de Identidade; CPF; Comprovante de Residência e de escolaridade. Alunos menores de idade somente poderão confirmar matrícula acompanhados do responsável.

Confira abaixo os cursos disponíveis:

- Operador de Equipamentos de Mina (300h)

Cidades: Conselheiro Lafaiete ou Congonhas

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo

O Curso visa qualificar profissionais com capacidade de operar os equipamentos de Mina (Caminhões, Trator de esteira/ pneu, perfuratriz, carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e retroescavadeiras), de acordo com as normas e procedimentos necessários para a atividade.

- Beneficiador de Minérios (160h)

Cidades: Congonhas ou Ouro branco

Escolaridade Mínima: 5º Série Completa

O Curso visa qualificar profissionais para atuação nos processos produtivos de tratamento de minério de acordo com as normas e procedimentos necessários para a atividade.

- Soldador TIG em Aço (160h)

Escolaridade Mínima: 1º à 4º Série Incompleta

O Curso visa qualificar profissionais para auxiliar nas atividades de Solda em Chapas e tubos por meio do processo TIG em aço de acordo com as normas e procedimentos necessários para a atividade.

- Eletricista Industrial (300h)

Escolaridade Mínima: 1º à 4º Série Incompleta

O Curso visa qualificar profissionais para atuação nas atividades de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, leitura e interpretação de esquemas e diagramas, montagem do quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos componentes e materiais, de acordo com as normas e procedimentos necessários para a atividade.

- Mecânico de Equipamento de Mina (300h)

Escolaridade Mínima: 8º Série Completa

O Curso visa qualificar profissionais para execução de atividades de manutenção e inspeção em equipamentos de mineração (caminhões fora de estrada, escavadeiras, motoniveladoras, carregadeiras, perfuratrizes, tratores de pneu e esteira), de acordo com as normas e procedimentos necessários para a atividade.