Congonhas assume a iluminação pública e tem o menor custo do Brasil

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h01, última modificação 27/03/2018 06h01

Fonte: Secom

A Prefeitura de Congonhas assumiu, em 1º de janeiro de 2015, os ativos de iluminação pública (IP), conforme determina a Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  A troca de lâmpada, relé, reator, braço e condutores,  além dos postes, torres, eletrodutos, caixas de passagem nos espaços públicos e mais alguns outros itens passa a ser de responsabilidade do município. Já a rede de distribuição de energia segue a cargo da Cemig.

A partir de agora, o cadastro e as solicitações do usuário sobre serviços de iluminação devem ser feitos pelo 0800 283 1020 ou pelo site www.iluminacaopublica.net.br.

Para conseguir realizar os serviços em um prazo e custo menores, o governo municipal se associou ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), responsável pela contratação da empresa especializada em manutenção de iluminação pública Celt, habilitada por meio de licitação. O consórcio conseguiu o menor preço por ponto de IP do Brasil. A Celt iniciou suas atividades em Congonhas no dia 11 deste mês.

Extensão de rede

A Prefeitura vai se utilizar do CIMVALPI também para contratar, via licitação, uma empresa especializada na instalação de postes. A CEMIG, que era a responsável por este serviço até dezembro passado, demorava em torno de um ano para executá-lo, isso quando não havia atraso. Este prazo será reduzido para até seis meses.