Congonhas abre Semana Nacional de Museus

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h41, última modificação 26/03/2018 19h41

Fonte: Secom

A Cidade dos Profetas sediou neste domingo, 11, a abertura da Semana Nacional de Museus. A cidade é protagonista da 12º edição do evento, no ano do bicentenário da morte do mestre do barroco Aleijadinho.

Durante a tarde, o prefeito municipal, José de Freitas Cordeiro (Zelinho), o presidente da Câmara, Adivar Geraldo Barbosa, Jurema Machado, presidente do Iphan e a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Patrícia Reis, e outras pessoas ligadas à cultura e o patrimônio visitaram as obras do Museu de Congonhas, projeto de iniciativa do Iphan, da Unesco no Brasil e da Prefeitura Municipal.

O espaço que está sendo construído na alameda das Palmeiras será um centro de estudos da pedra sabão e terá uma atmosfera que irá recontar a história de Congonhas, da religiosidade e da arte barroca, além de abrigar exposições de artistas nacionais. A ideia é que no novo espaço o visitante tenha uma melhor compreensão dos aspectos artísticos e religiosos do Santuário.

O ex-ministro da Cultura e atual presidente do Instituto Nacional de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo destacou o papel de Congonhas - reconhecida pela Unesco em 1984 como patrimônio cultural mundial - no cenário da arte brasileira. “Estamos trazendo o evento em Congonhas pelo significado especial que esta cidade tem. O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um verdadeiro museu ao ar livre, um conjunto maravilhoso que retrata a historia da fé, devoção, cultura e arte de Minas e do Brasil”.

Angelo acredita que Aleijadinho foi o primeiro artista que conseguiu consolidar a personalidade brasileira nas criações que fazia. “Ele não copiava da Europa, mas transformou os padrões, cânones, critérios e expressou uma linguagem nova, pessoal. Foi inovador e uma referência para a cultura brasileira. Depois de Aleijadinho começou a arte brasileira, com uma marca e característica do Brasil”, explicou.

Na edição deste ano em Congonhas da Semana Nacional de Museus, as visitações se abriram para o santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com o objetivo de atrair as pessoas às obras do mestre Aleijadinho e prepará-las para compreender a proposta do futuro Museu de Congonhas. “O santuário é um grande museu aberto dedicado a devoção, fé e cultura. Com a abertura da Semana Nacional de Museus em Congonhas preparamos a cidade para o grande evento que será a abertura deste novo espaço cultural”, detalhou Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult).

Ainda neste domingo, o coral Cidade dos Profetas realizou mais uma belíssima apresentação da série Concertos Coloniais em homenagem ao mestre do barroco, na Basílica. Todos os bancos da igreja ficaram ocupados no Dia das Mães por admiradores da música barroca. Rosângela Guerra Gurgel, moradora do bairro Basílica, ficou emocionada com a apresentação. “Sinto que cada vez mais as pessaos devem prestigiar e assistir as apresentações. É uma coisa belíssima, quando cantam eu ate choro de emoção”.

A abertura oficial da semana se encerrou neste domingo à noite com a projeção inédita de vídeos sobre o Museu de Congonhas no topo das capelas dos Passos da Paixão de Cristo no santuário. A programação se estende até sexta-feira, 16, com visitações, palestras e exibições dos programas de rádio e exposições de fotos sobre o tema feitos por alunos da cidade.

Em todo o país, 1400 museus de 27 estados que participam da 12ª Semana Nacional de Museus com mais de 5 mil eventos.