Comunidade escolar começou a reelaborar Plano de Educação

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h17, última modificação 26/03/2018 21h17

Fonte: Secom

O I Encontro Geral dos Grupos Temáticos para Reelaboração do Plano Municipal de Educação reuniu profissionais da educação das escolas municiais, estaduais, federais, particulares e representantes da sociedade civil congonhense, na última quarta-feira, 11, na Escola Municipal Engº Oscar Weinschenk.

O Plano Municipal de Educação deve prever meios e processos para a articulação entre as políticas sociais: educação, saúde, assistência social, sustentabilidade socioambiental, economia solidária, trabalho e renda, entre outras, com vistas a assegurar os direitos humanos, sociais, políticos e econômicos de cidadania a todo brasileiro.

O objetivo é alinhar o Plano Municipal, vigente até 2014, à Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, do Plano Nacional de Educação. Os grupos envolvidos no trabalho são: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Profissionalizante, Ensino Superior, Gestão Democrática, Participação Social e Financiamento da Educação, Valorização do Magistério, Políticas de Formação e Planos de Cargos e Carreira e Políticas de Educação Inclusiva e Assistência Estudantil.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, agradeceu a presença de todos ao evento. Este envolvimento dos profissionais da Educação de Congonhas, sejam das escolas municipais, estaduais, federais e particulares e o trabalho coletivo que estamos realizando são muito importantes para a cidade, afirmou a secretária.

No primeiro encontro, os grupos temáticos se reuniram e fizeram a leitura das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, que norteia a comunidade escolar. Assim, esta pode adequar o diagnóstico municipal aos cenários regional, estadual e nacional, elaborando as metas e estratégias para a cidade. O grupo ao qual cabe o tema é a Valorização do Magistério, Políticas de Formação e Planos de Cargos e Carreira terá uma outra data para se reunir, o que possibilitará aos membros de outros grupos participarem da discussão.

O documento base elaborado pelos grupos será encaminhado para todas as instituições de ensino de Congonhas, cujos gestores terão que mobilizar e envolver a comunidade escolar, convocando professores, profissionais do quadro administrativo, pais, alunos, agentes comunitários, conselheiros e interessados para análise e discussões do documento.

SEGUNDO PASSO

Na segunda fase do trabalho, as escolas que pertencem a Rede Municipal de Ensino realizarão uma Assembleia Escolar, dia 24 de março, na Escola Municipal Engº Oscar Weinschenck, para acrescentarem itens ao documento base ou mesmo alterarem alguns já preestabelecidos. As escolas estaduais e particulares também realizarão seus encontros com a mesma finalidade, em datas a serem confirmadas.