Começa vacinação contra o vírus HPV em Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h31, última modificação 26/03/2018 19h31

Fonte: Secom

 

As unidades básicas de saúde de Congonhas iniciaram nesta segunda-feira, 10/03, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacina passa a fazer parte do calendário nacional para meninas à partir de 11 anos e até 13 anos 11 meses e 29 dias de idade e tem como objetivo  prevenir o câncer do colo de útero.

 

Durante o mês de fevereiro equipes de enfermagem da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas visitaram as escolas da cidade para orientar as meninas que devem ser vacinadas. A orientação ainda chegará a todas as escolas da cidade.

 

No dia 28 de março, às 13h no Cine Teatro Leon acontecerá um simpósio sobre DST/AIDS e um dos principais temas é HPV e a importância da vacinação contra o vírus.

 

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde e será aplicada conforme rotina da equipe responsável.

 

Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. 

 

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também é transferido de mãe para filho no momento do parto.  Levantamento da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.