Combate ao Aedes aegypti em Congonhas precisa ser intensificado por todos até maio

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h35, última modificação 27/03/2018 06h35

Fonte: Secretaria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Congonhas

A dengue é considerada uma doença sazonal, ou seja, tem uma incidência maior em um determinado período do ano. Até esta terça-feira, 29, foram registrados 1140 casos suspeitos, sendo que 229 são positivos. Até o fim de maio esse número no Município pode aumentar, já que a doença irá atingir o seu pico. Isto acontece devido ao ciclo de vida do Aedes aegypti, à variação da temperatura e à diminuição das chuvas. Por isso, o combate à proliferação do mosquito deve continuar. O Governo Municipal está fazendo a sua parte, aplicando o tratamento de Ultrabaixo Volume (UBV) pesado nos bairros que registraram maior número de notificações.

De acordo enfermeiro do setor de Epidemiologia da Prefeitura, Samuel Seabra, a doença atinge maior incidência quando termina o período chuvoso e o clima fica mais ameno. Isso acontece por causa do período em que o mosquito se reproduz, que é na fase chuvosa. Agora ele começa a atacar, pois já está desenvolvido. Todos os ovos que tinham que nascer, já nasceram, explica.

Prevenção

O uso de repelentes pode evitar o contato do mosquito. No entanto, o combate à proliferação do Aedes aegypti, que também transmite a Chikungunya e o Zika Vírus, deve continuar. Por isso, a campanha 10 Minutos Contra a Dengue é importante. Limpando os criadouros uma vez por semana, é possível interferir no desenvolvimento do inseto, já que leva de 7 a 10 dias para o ovo se tornar um mosquito adulto.

Entre outras medidas, a população deve eliminar objetos que podem acumular água, manter as caixas de água vedadas, limpar as calhas, deixar garrafas viradas com a boca para baixo, manter limpos os bebedouros dos animais, não deixar água parada em pneus, nem jogar lixo nas ruas e terrenos.

O Governo Municipal também está fazendo a sua parte, com aplicação do Ultrabaixo Volume (UBV) pesado, tratamento que serve para bloquear o ciclo do mosquito. Além disso, promoveu mutirões nos bairros que registraram maior número de casos suspeitos de dengue em Congonhas. Já as agentes preventivos da dengue e de saúde trabalham para conscientizar a população, realizando visitas em domicílios, terrenos baldios, comércio, imóveis em construção, entre outros, e fazem o tratamento químico nas residências, com aplicação do larvicida.