COMAD realiza palestras antidrogas

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h07, última modificação 26/03/2018 17h07

A Câmara Municipal de Congonhas recebe nos dias 21 e 22 de outubro no Plenário, de 8h ás 12h e de 13h ás 17h, o Conselho Municipal de Antidrogas de Congonhas (COMAD) que tem por finalidade se dedicar inteiramente às causas antidrogas.

Quem participar do encontro poderá receber explicações sobre os tipos de drogas, fatores de riscos e proteção ao uso de substâncias psicoativas. Além de informações sobre organização da rede de atenção ao usuário, funções do COMAD e debates sobre a realidade de Congonhas e as ações do Conselho, entre outras atividades.

Compete ao COMAD integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso indevido de drogas.

O Conselho desenvolve projetos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do uso de drogas, orienta em relação aos tratamentos, à recuperação e à reinserção social dos indivíduos que apresentem transtornos decorrentes do uso indevido dessas substâncias.

O que é droga?

Toda substância natural ou produto químico que, em contato com o organismo humano, atue como depressor, estimulante, ou perturbador, alterando o funcionamento do sistema nervoso central, provocando mudanças no humor, na cognição e no comportamento, podendo causar dependência química. Podem ser classificados em lícitas ou ilícitas, destacando-se, dentre essas últimas, o álcool, o tabaco e os medicamentos.