Circula Brasil terá homenagens a Aleijadinho em Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h27, última modificação 26/03/2018 20h27

Fonte: Fatoreal

O caminhão do projeto Garoto Cidadão Circula Brasil, realizado pela Fundação CSN com o patrocínio da CSN e da Scania, estará novamente em Congonhas e Belo Vale nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro. A comunidade local será envolvida em uma programação repleta de cultura e arte. A visita do caminhão em Congonhas marcará também as homenagens ao mestre Aleijadinho, cuja morte completa 200 anos no dia 18 de novembro.

Em Belo Vale, o caminhão do Circula Brasil estará no dia 22, quarta-feira, na Praça do Museu, no Centro, onde, a partir das 14 horas, será palco da apresentação do Bonde do Bem, grupo de dança composto por educandos do Projeto Garoto Cidadão da unidade de Congonhas. O público também prestigiará o grupo Canto Coral, a Orquestra e a Orquestra Orff do Garoto Cidadão. Nesse dia, também ocorrerão apresentações de diversos grupos artísticos locais, como forma de divulgar e valorizar os artistas das comunidades, que levarão ao público presente muita música, dança e teatro.

Na quinta-feira, 23, o Circula Brasil chega a Congonhas, onde nesse mesmo dia, o Projeto Garoto Cidadão realizará uma programação toda especial. Em homenagem a Aleijadinho, lembrando o Bicentenário de sua morte, o Garoto Cidadão promove o evento Ladeira Cultural, na ladeira de acesso ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde obras do mestre da arte barroca brasileira estão preservadas. Será um grande encontro entre várias expressões da cultura popular da região.

Com uma proposta de reunir diversas manifestações artísticas de nossa cultura, as apresentações da Ladeira Cultural acontecem a partir das 19h, propondo, acima de tudo, um resgate da história da região. “Nossos meninos e meninas tiveram um cuidado especial de propor e criar apresentações que vão encantar e envolver todos os presentes. Será uma honra homenagear um grande mestre da nossa cultura e que tem uma importância grande para nossa cidade e todo o país”, destacou a coordenadora do Garoto Cidadão de Congonhas, Magda Puygcerver.

Ainda em Congonhas, o Circula Brasil estará no bairro Dom Oscar, ao lado da Igreja São Geraldo, nos dias 24 e 25, sexta e sábado. Na sexta, várias apresentações ocorrerão das 15h30 às 19h, e no sábado, a partir das 20h30 o público poderá prestigiar muita música popular brasileira e roda de samba.