Cidades históricas prontas para a reflexão e o turismo

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h19, última modificação 26/03/2018 15h19

Semana Santa para alguns é momento para reflexão, para outros, além disso, trégua ideal para o descanso. Os principais destinos para mineiros e turistas são as cidades históricas próximas a Belo Horizonte, como Sabará, Ouro Preto e Mariana. Mas é preciso atenção nas estradas, especialmente para quem pretende viajar no fim da tarde. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, uma frente fria atua no Estado e provoca chuvas em toda Minas Gerais até quarta-feira, deixando as temperaturas mais baixas, entre 18 e 29 graus.

A fiscalização nas estradas estaduais será intensificada no período. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), 95 operações estão programadas para o feriado prolongado. Cerca de 250 agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) vão atuar em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Rodoviária Federal.

Os focos de atenção serão o transporte clandestino e irregular de passageiros nas rodovias estaduais. Também estão proibidos, durante o feriado, em todas as rodovias estaduais, caminhões biarticulados ou bitrens, além de treminhões, cegonheiras e aqueles que exigem escolta (batedores) nas rodovias de pista simples sob jurisdição do Estado. A restrição vale de 1º a 4 de abril, das 16 às 22 horas, e, no dia 2 de abril, das 6 às 12 horas.

O som das matracas marca o início das principais atividades da Semana Santa em Sabará, na Região Metropolitana de BH. Elas vão cortar o silêncio da madruga de sexta-feira durante a via-sacra, que sairá às 4 horas da Igreja do Rosário, até a capela de Nosso Senhor do Bom Jesus. Às 19 horas, Sabará mostra, ao vivo, a Paixão de Cristo, montagem do Grupo Teatral Cena Aberta, no Centro. A cidade também é um interessante destino para quem gosta de história. Casarões coloniais e o Museu do Ouro podem ser visitados a pé.

Em Ouro Preto, durante a quarta-feira Santa, acontece uma celebração de origem medieval, o Ofício das Trevas, no qual a igreja fica às escuras: apenas um candelabro com velas ilumina o templo. A celebração lembra a amargura de Cristo, descrita pelos profetas da Bíblia.

O Sábado de Aleluia é o dia da confecção dos tapetes de serragem. O trabalho, que surgiu em Ouro Preto em 1733, é feito nas ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição e contam com a participação de moradores e turistas.

Em Mariana, cidade vizinha a Ouro Preto, acontece a “Procissão das Almas”, manifestação cultural e popular única no Estado, que ocorre na madrugada entre a sexta-feira e o sábado, ocasião em que os moradores e até visitantes vestem túnicas brancas e saem pelas ruas históricas. As duas cidades possuem conjuntos arquitetônicos barrocos de grande importância, e são uma boa opção de turismo.

E neste final de semana, a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) prepara atividades para comemorar a Páscoa em Belo Horizonte. Na sexta-feira, haverá reuniões às 9, 15, 18 horas e 22h30, no Templo Maior, que fica na Avenida Olegário Maciel, 1.329, Lourdes, Região Centro-Sul de BH. No sábado, as reuniões acontecem às 6, 8, 10, 12, 15 e 19 horas. E, no domingo, às 7 horas, 9h30 e 18 horas. Já a Igreja Batista da Lagoinha realiza, entre quinta-feira e sábado, o Congresso Diante do Trono.

Fonte: Hoje dia