Chuva chega para ficar e aliviar o tempo seco em BH e região

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h07, última modificação 26/03/2018 16h07

A chuva chegou para ficar pelo menos até a próxima semana. E mesmo sem o sol aparecer, muitas pessoas estão agradecendo. Se no período seco a umidade relativa do ar chegava a 12%, semelhante à dos desertos, nesta terça-feira (28), no momento em que chovia em Belo Horizonte, ela alcançava 90%. Quando a pluviosidade dava uma pausa, caía para 60%, índice considerado um alívio para a saúde.

 O representante farmacêutico Miro Santana disse que tinha até se esquecido como era um dia chuvoso. Ele saiu de casa com a pasta de trabalho e um guarda-chuva, após ler a previsão do tempo. O alívio maior foi para o filho dele, de 4 anos, que agora vai se livrar de qualquer sintoma de rinite ou sinusite. “Ele sentia mais o tempo seco, e a gente umedecia sempre o nariz dele para evitar alergias. Temos é que agradecer pela chuva e espero que ela fique por mais tempo”, disse Santana.

 Dona de uma banca de revistas na Rua Bernardo Monteiro, Maria José Oliveira concorda que a cidade estava precisando de chuva. “Todo mundo acha ruim o tempo seco e quando ele acaba é bom, mas também não dá para chover demais”, afirma.

 Com a chegada da Primavera, as plantas só estavam aguardando a água, que não fosse a do regador, para florescer. As rosas de Maria de Lourdes Rocha Fiúza, 93 anos, agora já estão prontas para voltar a crescer. No tempo seco, conta, o trabalho de regar o jardim era exigido até duas vezes por dia. Ontem, ela só tinha a agradecer. “Ainda não está muito bonito porque foi o primeiro dia de chuva, mas vai ficar. Acho que todos nós estávamos esperando essa chuvinha. Eu tinha que jogar água todo dia e ainda assim elas morriam”, lembra.

 Morando na mesma casa no Bairro Funcionários há 65 anos, Maria de Lourdes diz que os netos e bisnetos adoram brincar perto do jardim. E esse momento, para ela, fica ainda melhor com o colorido das flores. “Pedi muito para essa chuva chegar”.

 Na floricultura Takane, no Bairro Buritis, o proprietário Mauro Suzuki também comemora a volta da chuva. Ele diz que na Primavera e no Verão as pessoas se animam mais a plantar, e os negócios prosperam. Além disso, afirma, no período de seca há uma perda de cerca de 15% das plantas, mesmo molhando todos os dias. “Quando melhora o clima, as plantas agradecem. Mas, assim como temos muitas perdas no tempo seco, se chove muito também é ruim”, diz Suzuki.

 De acordo com o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do 5° Distrito de Meteorologia, o tempo fica instável até o fim de semana por causa de uma frente fria que está estacionada no litoral do Sudeste brasileiro. Não há indicativo de quando a massa de ar frio irá parar de atuar.

 Conforme o especialista, a partir desta quarta-feira (29), a chuva não será tão constante como ontem. “Ainda teremos pancadas, com trovoadas, mas apenas em alguns momentos do dia. Amanhã (hoje) o dia vai ficar menos escuro”, afirmou.

 Moreira alerta para a possibilidade de chuva de granizo em pontos isolados da capital. Segundo ele, as condições atmosféricas são favoráveis, mas não há como prever os locais exatos.

 

Fonte: Hoje em Dia