Carrefour eliminará uso de sacolas plásticas até 2014

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h19, última modificação 26/03/2018 15h19

O varejo brasileiro avança na implementação de medidas sustentáveis. Seguindo outras ações já anunciadas por grandes redes como Walmart e o Pão de Açúcar, o Carrefour vai eliminar o uso de sacos plásticos em todas as suas 115 lojas até o final de 2014. A primeira delas é a unidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, que a partir desta segunda-feira (15/03) não conta mais com as sacolinhas para uso dos clientes. Até o final do ano, a rede de supermercados francesa colocará em prática a mesma medida em mais dez lojas. “Esperamos seguir de exemplo para que muitos tomem as mesmas medidas”, afirma Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour no Brasil.

Atualmente, a Associação Brasileiras de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consuma a cada ano cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas, o equivalente a 66 unidades por mês por brasileiro. Somente o Carrefour é responsável pelo uso de 800 milhões de sacolas por ano. Com um tempo médio para se decompor de 400 anos, as sacolinhas se tornaram um problema ambiental.

 

Os sacos plásticos também estão na mira do Walmart. Programa da rede em diversas unidades do país oferece descontos de R$ 0,03 por sacolinha não utilizada. Segundo a empresa, o projeto já tirou do meio ambiente 16,6 milhões de sacolas plásticas, concedendo R$ 498 mil em descontos.

 

Alternativas verdes

No lugar das sacolas plásticas, o Carrefour oferecerá a seus clientes caixas de papelão gratuitas ou ainda sacolas reutilizáveis, com preços entre R$ 1,90 e R$ 15. Uma das opções, vendida a R$ 2,90, tem capacidade para 35kg, o equivalente a cinco sacolinhas.

O consumidor poderá também optar por uma sacola 100% biodegradável, com tempo de decomposição estimado em 180 dias, produzida em parceria com a Basf, ao custo de R$ 0,30. Os recursos arrecadados com a venda desta sacolinha serão destinados a instituições de caridade.

A ação no Brasil faz parte de um plano mundial da marca Carrefour, iniciado há sete anos, para eliminar as sacolas plásticas em sua rede. As sacolinhas já foram abolidas de todas suas operações na Europa, em países como França, Polônia e Espanha, e também na China.

“[A eliminação das sacolas plásticas no Brasil] Será um desafio, porque representa a quebra de um paradigma. A aceitação na Europa, no entanto, foi ótima. Além dessa iniciativa, também trabalharemos com nossas marcas próprias para reduzir o consumo de plástico em suas embalagens”, afirma Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour. Hoje, de acordo com o executivo, cerca de 1% do investimento em cada nova loja do Carrefour corresponde a gastos com sustentabilidade.

Pianez garante que o Carrefour não economizará recursos com a abolição das sacolinhas. A economia resultante no corte deste material será compensada pela substituição dos sacos para carnes e verduras por sacolas biodegradáveis, cujo preço é de dez a quinze vezes mais caro.

Fonte: Globo