CAPS AD realizou seminário interdisciplinar

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h05, última modificação 26/03/2018 21h05

 

Fonte: SECOM

 

 

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), realizou na última sexta-feira, 12, um seminário com o tema “Que lugar é esse”. O evento aconteceu durante todo o dia na Romaria e contou com a presença de mais de 100 profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social.

 

O palestrante Arnor Trindade, do Centro de Referência de Saúde Mental Pampulha/Belo Horizonte abordou a Política de Redução de Danos. Em sua apresentação tratou a dependência química com grande sensibilidade, sem métodos únicos e radicais de tratamento e lembrou que “todos temos algum tipo de dependência”.

 

Durante o seminário houve apresentação de trabalhos realizados pela unidade do CAPS AD em Congonhas e debates sobre métodos e melhoria no tratamento de usuários do serviço.

 

As convidadas Isabel Fernandes Lima de Azevedo e Adelina Nunes Barbosa, ambas da Secretária Estadual de Saúde, palestraram sobre o Programa Aliança pela Vida, uma parceria do Governo de Minas com entidades sociais para enfrentar os problemas causados pelo crescente uso de drogas no estado.

 

A coordenadora do CAPS AD em Congonhas, Suzi Aparecida da Silva, explicou que o objetivo do evento, “é debater sobre o sentido que o CAPS tem no tratamento do dependente químico no município, falar sobre as formas de abordagem que devem ser feitas ao usuário que procura o serviço utilizando a redução de danos como estratégia principal”.

 

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), funciona à avenida São João del-Rei, 167, no bairro Dom Oscar e conta com terapeuta ocupacional, psicólogo, psiquiatra, clínico geral, enfermeiros, assistente social e equipe administrativa.