Capitais brasileiras investem em novas formas de turismo e cativam os visitantes

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h23, última modificação 26/03/2018 20h23

Fonte: GRIFON

O mercado de turismo tem se reinventado cada vez mais no Brasil. Produtos originais, serviços diferenciados e exclusividade de roteiros são algumas das estratégias para cativar e receber os visitantes. No Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o turista pode desfrutar desde um passeio em veículo anfíbio até fazer um roteiro específico por microcervejarias.

O carro que também é barco criou uma proposta diferente para turistas do Rio. O passeio vai do Pão de Açúcar à Baía de Guanabara com o adicional de comodidade de realizar o roteiro sem embarque e desembarque entre terra e mar. O ponto alto do passeio é o “splash down”, momento em que o veículo sai do asfalto e entra no mar.

A capacidade do veículo é de 50 pessoas e o passeio ao ar livre dura aproximadamente 90 minutos. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, como conta o empresário Fabio Zamborlini. “Comprei esse veículo na Carolina do Sul e comecei a operar em fevereiro. Já transportamos mais de 5 mil turistas nesses 7 meses”, calcula. Segundo ele, este tipo de veículo, que foi usado no passado para invasão da Normandia, na Segunda Guerra Mundial, hoje é também uma opção de passeio turístico no país norteamericano.

Outra empresa instalada na capital fluminense investiu em um anfíbio, porém de fabricação nacional. O tour começa na Urca e parte em direção à Baía de Guanabara. Conhecido como “duck”, o veículo é ecologicamente correto e utiliza graxas atóxicas em meio aquático. Além de apostar em uma ideia inovadora, a empresa também optou por valorizar a produção nacional aliada a escolhas sustentáveis.

Segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013, emitido pelo Ministério do Turismo (MTur), a cidade do Rio de Janeiro é o destino mais competitivo do Brasil no quesito Capacidade Empresarial. E o resultado pode ser explicado na fala do diretor do departamento de Produtos e Destinos do MTur, Wilken Souto. “Experiências inovadoras agradam o turista e ajudam a movimentar a economia do turismo, além de gerar empregos”, avalia.

São Paulo

Já na capital paulista, o “Beer Bus” é a atração dos visitantes apreciadores de cerveja. O ônibus sai do centro da cidade para um passeio de 12 horas por pequenas fábricas localizadas no interior do Estado. Em todas as paradas, os turistas conhecem a história da produção da bebida, o mestre-cervejeiro ou proprietário e também degustam as bebidas diretamente dos tanques de maturação.

Como parte do roteiro, estão inclusas cervejarias como: Bamberg (Votorantim), a Hoffen (Votorantim), a Happy Brew (Sorocaba), a Dádiva (Várzea Paulista), a Bier Nards (Jundiaí), a Landel (Campinas), a Blondine (Itupeva) e a Karavelle (Indaiatuba), entre outras.

Enquanto que para os empresários reinventar a forma tradicional de turismo significa investir em competitividade, os turistas parecem dispostos a desfrutar de experiências únicas e fazer uma viagem rápida surpreender.